terça-feira, 28 de maio de 2024

A DIVINA COMÉDIA

 

Dante Alighieri - Portrait of Dante (1495, Sandro Botticelli)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dante_Alighieri

No exato sentido do termo, conforme costumava empregar minha avó quando queria dizer "hábil, esperto", o Dante Alighieri (1265-1321) foi "danado" mesmo: dispôs o inferno, o purgatório e o paraíso, em "A Divina Comédia"*, em estruturas e camadas: creio que ele, ao fazer essa montagem, inspirou-se nas muitas pessoas que haviam passado e que ainda estavam passando pela sua vida. E fez tudo isso com muita arte. Certamente ele também olhou para si mesmo, e tentou se situar naquelas camadas. Fiquei também tentando me situar: em qual estrutura estaria eu? em qual camada? No paraíso não me vi, posto que ando muito humanizado; no inferno, fiquei até com um certo receio de refletir sobre os diversos estágios, mas definitivamente as entidades não devem ter chegado ao consenso de que eu deva ficar por lá, correndo de um lado para outro sem parar, como forma de pagamento pelas minhas omissões e infrações… Mas ainda guardo uma certa esperança de me purificar: assim, em havendo esperança, o inferno, por enquanto, não parece ser o meu destino. Tentei me enxergar no purgatório, e penso que tenho zanzado pelos seus estágios, procurando me purificar, e mantendo uma certa esperança de atingir o paraíso. Assim, ainda nesse embate pela purificação, vou ficando por aqui, mantendo a vontade e o empenho para me tornar cada vez menos imperfeito.

Interlúdio (órgão) - Basílica de São Pedro - 2016
https://www.youtube.com/watch?v=FWXXm34R3HQ

____________________________________ 
*A Divina Comédia (originalmente "Comédia") - foi escrito de 1304 a 1321.

Nenhum comentário:

Postar um comentário