Rainha Elizabeth recebe novo premiê Boris Johnson no Palácio Buckingham
Enquanto debatemos aqui as aventuras do nosso governo, no Reino Unido a discussão é outra: como alinhavar um acordo para que o BREXIT* seja concluído? como deixar a União Europeia (UE) de forma menos traumática?
CLIQUE NA SETA PARA OUVIR ENQUANTO LÊ
"God save the Queen" - o hino do Reino Unido
Por não ter conseguido concluir as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia, Theresa May renunciou ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido. Para ocupar o seu lugar, o ex-prefeito de Londres e ex-ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, foi escolhido.
Boris Johnson assumiu, de fato, uma tarefa dificílima. E, conforme já pronunciou, caso o Reino Unido não consiga chegar a um consenso com a UE até o prazo limite (31/outubro), a saída do Bloco ocorrerá mesmo sem acordo.
Ainda ontem, no Palácio de Buckingham, em audiência privada e de forma simbólica, a Rainha Elizabeth II entregou a Boris Johnson o cargo para o qual ele foi designado.
Eu aqui, matutando com meus botões, percebo nesse novo premiê um perfil impulsivo: tem pinta de latino! Aquele "cabelão" amarelo, desarranjado sobre sua cabeça, não combina com o cargo que agora ocupa... Acho até que, na intimidade, nas noites de balada, seus cabelos amarelos são tingidos de preto; que, bem ajeitados com um perfumoso e brilhante creme, são penteados geometricamente - à la Gardel**.
Deixando o Boris de lado, percebi que a Rainha, ao "entregar" o cargo ao novo premiê, trazia uma bolsa dependurada em seu braço. E, agora, essa questão da bolsa passou a me incomodar: o que será que estava guardado nela? uma lixa de unhas? um estojo de maquiagem? um lencinho bordado? alguns bombons? ou o esboço de um plano estratégico, definitivo e inarredável, para o BREXIT? Sei lá. O conteúdo da bolsa da Rainha é questão de Estado! Mas que fiquei curioso, não tenho como negar.
__________________________________
*BREXIT - abreviação de "British Exit", uma expressão inglesa que significa “Saída Britânica”, referindo-se à decisão sobre a saída do Reino Unido do bloco econômico europeu.
** Carlos Gardel - o mais famoso cantor de tango da história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário