quarta-feira, 1 de junho de 2022

UMA PALAVRA, TANTAS PALAVRAS


Chico Buarque - "Tantas palavras" (Chico Buarque/Dominguinhos)
https://www.youtube.com/watch?v=kHtDrbxtBC0


Uma palavra
tantas palavras,
as minhas palavras,
todas as palavras.

Uma palavra prima,
só, solta, direta...
uma ideia!

Uma palavra firme,
forte, decisiva, conclusiva,
incisiva.

Uma palavra concisa,
indecisa,
imprecisa.

De uma palavra, um sentimento.
Uma palavra, uma leitura.

Da palavra, um grito;
da palavra, um sussurro;
da palavra, um apelo;
da palavra, uma lamento;
da palavra, uma poesia.

Tantas palavras,
tantas pontes possíveis,
tantas interpretações:
quantas distorções!

Nas minhas palavras,
as minhas mensagens,
o meu desejo de ser ouvido.

Na palavra que pronuncio,
o contorno do que vejo,
a tradução do que me bole,
a expressão do que busco.

Em todas as palavras a ligação,
do homem com o homem,
do homem com o universo.

Na sua leitura, o resultado:
palavras duras, palavras certas,
palavras soltas, palavras desconexas...
palavras que amenizam,
palavras que agridem,
palavras que constroem,
palavras que destroem...

É preciso falar com clareza.
Mas, especialmente,
é preciso ouvir com atenção.

Em cada palavra uma súplica:
uma busca por aproximação,
ou uma arma que espanta o irmão.

Uma palavra, um sentido:
matéria-prima que constrói uma ponte de afeto,
ou que destrói a possibilidade da sua existência...

... ao sabor de quem a ouve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário