sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

A ELIZETH VEIO ME VISITAR


CLIQUE NA SETA PARA OUVIR ENQUANTO LÊ
Elizeth Cardoso - "Canção de amor"
https://www.youtube.com/watch?v=y9Bt6_UvXC0


     Hoje de manhã, ao acessar um site voltado para a criação artística no Brasil, "dei de cara" com a Elizeth Cardoso sorrindo para mim. Por um minuto olhei para aquela foto enorme, antiga, ainda em preto e branco, e pensei nas surpresas que a vida nos proporciona: surpresas, coincidências ou sei lá o quê. Talvez um sinal da imortalidade das almas, não sei...

     O fato é que, no final da tarde de ontem, ainda em meu escritório, eu tinha ouvido a Ária-Cantilena, das Bachianas nº 5 do Villa-Lobos, em gravação feita pela Elizeth Cardoso. E como eu não conhecia aquela gravação, voltei para casa com o coração entalado na garganta, doido para me sentar calado e ficar pensando em coisas distantes... "pelo céu vazio de esperança... regressar para os meus, ao meu lugar..." - conforme cantado na letra poética da Ária Cantilena, escrita por David Nasser*.

Imagem relacionada
Elizeth Cardoso

     Só sei dizer que ao chegar em casa, à noite, abri a porta da sala de visitas, sentei-me no sofá, abracei o meu violão, toquei e cantei a "Canção de Amor", diversas vezes, para homenagear a minha ilustre visitante: "Saudade, torrente de paixão, emoção diferente, que aniquila a vida da gente, uma dor que eu não sei de onde vem...".

     Que grata visita!

     "Volte sempre, Elizeth!"

Ária Cantilena (Bachianas nº 5)
(Villa-Lobos. Texto: David Nasser)

Vai
Por este céu vazio de esperança
Vai minha alma regressar
Para os meus ao meu lugar
Este chão de todos nós

Quando alguém me escutar
Vai lembrar

Vai lembrar a minha voz, as preces
Que deixei quando parti
dando tudo pra não ir

Ai... A eternidade...
Ai... Este meu grito...
Ai... Tudo perdido...
Ai... A esperança.

O infinito.
Canção de Amor
(Elano de Paula/Chocolate)

Saudade torrente de paixão
Emoção diferente
Que aniquila a vida da gente
Uma dor que não sei de onde vem

Deixaste meu coração vazio
Deixaste a saudade
Ao desprezares aquela amizade
Que nasceu ao chamar-te meu bem

Nas cinzas do meu sonho
Um hino então componho
Sofrendo a desilusão
Que me invade
Canção de amor, saudade!
Saudade

__________________________ 
*David Nasser (1917-1980) - compositor e jornalista brasileiro, filho de imigrantes libaneses.

2 comentários:

  1. Parabéns, Elias! Gostei bastante de seu texto e dessas músicas. Não as conhecia! Valeu!!!

    ResponderExcluir