segunda-feira, 27 de julho de 2020

SAUDADE


Ficheiro:Almeida Júnior - Saudade, 1899.jpg
"Saudade" - Almeida Júnior (1899) - Pinacoteca do Estado de SP


     No final de semana que passou, eu estava assistindo pela internet a um colóquio internacional sobre a obra literária e musical de Vinícius de Moraes.  Em um determinado momento um dos participantes deparou-se com a palavra "saudade", e comentou que não a conhecia. Um dos comentaristas, mexicano, notando tal dificuldade, tentou explicar o seu significado.

     Enquanto eu ouvia as explicações, eu me lembrava de uma guarânia composta há muitos anos por Mário Palmério*, no período em que ele exercia as funções de embaixador do Brasil no Paraguai. Essa guarânia foi escrita exatamente para o mesmo fim: explicar o significado da palavra "saudade".

CLIQUE NA SETA PARA OUVIR
Oscar Barreto Aguayo - "Saudade" (Mário Palmério)

     Para melhor se fazer entender, Mário Palmério não procurou sinônimos. Ele trilhou o caminho dos sentimentos. Assim, na letra da guarânia, antes mesmo de explicar o significado da palavra "saudade", ele alertou que seria necessário que os significados das palavras "querer" e "ternura" fossem previamente conhecidos. Acrescentou, ainda, que o interessado deveria ter sentido, um dia, a perda de um grande amor. Que só então, dotado de tais requisitos, o interessado teria condição de compreender, ou, melhor ainda, de sentir o seu significado. Ele explicou que tal resultado seria decorrente da perda de um grande amor. Que "saudade", portanto, corresponde ao sentimento advindo daquela perda, a qual traz consigo a noção que se tem de "distância", de "ausência" e de "sofrimento".

     E foi assim então, com objetivo de explicar o significado da palavra "saudade", patrimônio da língua portuguesa, que nasceu essa bela guarânia: "Saudade" - depois do Hino Nacional do Paraguai, a música mais conhecida naquele país.

SAUDADE
(Mário Palmério)

Si insistes en saber lo que es saudade
Tendrás que antes de todo conocer,
Sentir lo que es querer, lo que es ternura,
Tener por bien un puro amor, vivir!

Después comprenderás lo que es saudade
Después que hayas perdido aquel amor
Saudade es soledad, melancolia,
Es lejania, es recordar, sufrir!


__________________________  
* Mário de Ascenção Palmério (1916-1996) - educador, diplomata e romancista. Ocupou a Cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a Guimarães Rosa. Embaixador do Brasil no Paraguai de 09/1962 a 04/1964. Transformou Uberaba/MG em cidade universitária, com a criação de diversos cursos superiores.


2 comentários:

  1. Não conhecia esta música do grande romancista Mário Palmério. Que beleza! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saint-Clair, obrigado pelo carinho e pela atenção constantes. Grande abraço.

      Excluir