sexta-feira, 4 de setembro de 2020

TERRA DAS PALMEIRAS


o pescador

"O pescador" (1925) - Tarsila do Amaral

https://www.todamateria.com.br/tarsila-do-amaral/


     TAIGUARA foi um cantor e compositor brasileiro. Filho de artistas, nasceu no Uruguai durante uma turnê de seus pais naquele país.


CLIQUE NA SETA PARA OUVIR


Vileta Lara e Robert Clay - "Terra das Palmeiras" (Taiguara)

     Taiguara concorreu em festivais de música e fez muito sucesso aqui no Brasil, nos anos 70, com uma série de gravações inesquecíveis: "Hoje", "Amanda", "Modinha", "Helena Helena", "Teu sonho não acabou", e muitas outras.

     Considerado símbolo da resistência durante os "anos de chumbo", esteve em exílio forçado na Inglaterra; e, depois de ter regressado ao Brasil, passou por um segundo período de exílio na Tanzânia e na Inglaterra, novamente. Durante o seu primeiro período de exílio, sonhando voltar ao Brasil, ele compôs "Terra das Palmeiras" e a gravou em um disco chamado "Ymira, Tayra, Ipy", em 1976.

     "Ymira, Tayra, Ipy" foi recolhido das lojas, pela censura, 72 horas após o seu lançamento. "Terra das Palmeiras", que fala de amor, de distância, de busca e de saudade, dialoga com a "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias.

     Se, na "Canção do Exílio", Gonçalves Dias pintou a natureza brasileira e idealizou uma pátria em busca de uma identidade, em "Terra das Palmeiras", torturado pela saudade, Taiguara comprometeu-se a reinventar um país que, aos seus olhos, havia perdido seu canto e suas cores.... um país que, com contornos verde-oliva, havia assumido uma certa coloração acinzentada.


"O Pescador" - Tarsila do Amaral (1925)

Canção do Exílio Gonçalves Dias 

 

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

 

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas tem mais flores,

Nossos bosques tem mais vida,

Nossa vida mais amores.

 

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o sabiá.

 

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar - sozinho, à noite -

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

 

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Terra das Palmeiras -Taiguara

 

Sonhada terra das palmeiras

Onde andará teu sabiá?

Terá ferida alguma asa?

Terá parado de cantar?

 

Sonhada terra das palmeiras

Como me dói meu coração

Como me mata o teu silêncio

Como estás só na escuridão

 

Ah! Minha amada amordaçada

De amor forçado a se calar

Meu peito guarda o sangue em pranto

Que ainda por ti, vou derramar

 

Ah! Minha amada amortalhada

Das mãos do mal vou te tirar

P'ra dançar danças de outras terras

E em outras línguas te acordar ...

E em outras línguas te acordar...

E de outras terras te acordar...

Amada minha te acordar...

Querida minha te acordar...

Em outras línguas te acordar

Ah,ah, ah,ah...


Nenhum comentário:

Postar um comentário