terça-feira, 22 de março de 2022

TORTURA DE AMOR


Eurípedes Waldick Soriano (1933-2008)
https://www.bregablog.com/2014/06/waldick-soriano-discografia-completa.html


"Il y aura un bal, très pauvre et très banal,
Sous un ciel plein de brume et de mélancolie"
("Un jour tu verras" - Mouloudji/vanParys)

    Gosto de ouvir as gravações musicais do Waldick Soriano. Não, não foi o gênero musical adotado por ele que me cativou: foi a figura do artista - o Waldick, o "Frank Sinatra do Nordeste", o boêmio que levava consigo, em sofisticação ensaiada, toda a nossa indisfarçável carga de fragilidade.

    Dos seus registros em vídeo, não me canso de rever o que foi feito em 2006, no Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro, em Fortaleza. Verdadeiro, simples, humano: um baile popular fantasiado de requinte. Naquela comunhão popular eu gostaria de ter estado... com a cabeça transbordando de fantasias e de benevolências bêbedas; com a alma alegre e esperançosa... numa festa simples, pobre e vulgar, como pobres e vulgares somos todos nós...

    Puxe uma cadeira, meu amigo; sente-se à mesa, encha o copo de amor e de banalidades. E ao ouvir o Waldick, comungue comigo das suas mais reservadas futilidades, e dos seus mais nobres anseios...

Waldick Soriano, dele: "Tortura de Amor" 
https://www.youtube.com/watch?v=7-kHtzijxtw

Nenhum comentário:

Postar um comentário