sexta-feira, 25 de março de 2022

25 DE MARÇO: A IMPORTÂNCIA DA DATA

 

A primeira Constituição brasileira
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/137569/Constituicoes_Brasileiras_v1_1824.pdf

    Vinte e cinco de março é, no Brasil, o Dia da Constituição. A escolha (do dia) deu-se pelo fato de que, em 1824, nesse mesmo dia e mês, nossa primeira Constituição foi outorgada. Esta Constituição (a Imperial) estabeleceu no Brasil o sistema monárquico, com a divisão dos poderes nos três tradicionais (desenvolvidos pelo iluminista Montesquieu). Estes três Poderes configuravam o Estado Democrático de Direito. Contudo, esta Constituição estabeleceu também um quarto Poder: o Moderador. Esse quarto Poder era exercido pelo Imperador, o qual poderia intervir nos outros três - portanto, assegurando sua preponderância sobre os demais. Esta Constituição vigorou durante todo o regime monárquico - por 65 anos, portanto - até a proclamação da República, em 1889.

Estabelecimento comercial de imigrantes sírio-libaneses, com seus filhos
Guará, SP - Foto: acervo familiar

    Mas vinte e cinco de março, no Brasil, por força da Lei 11.764 de 25/8/2008, também é comemorado o Dia Nacional da Comunidade Árabe. Isso porque, inicialmente, quando os árabes aqui chegavam pelo porto de Santos, estabeleciam-se comercialmente em São Paulo, na Rua 25 de março.

Imigrantes árabes na Rua 25 de março - SP
https://www.hotelcastelar.com.br/as-origens-da-rua-25-de-marco/

    Assim, pela concentração da comunidade árabe nessa rua, especificamente, deu-se a escolha da data. Os árabes (sírios, libaneses - em geral alguns dos povos oriundos do antigo império Otomano) que, inicialmente, e em sua grande maioria, dedicavam-se ao comércio, hoje têm presença marcante na indústria, na literatura, na ciência e nas artes, contribuindo expressivamente com o desenvolvimento do Brasil e, notadamente, com a construção da nossa própria identidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário