quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

EU E O NIEMEYER, AO SABOR DAS CURVAS

 

Croqui de figura feminina - (Oscar Niemeyer)
https://laart.art.br/blog/croquis-oscar-niemeyer/

Hoje fui à praia. Entrei na água e fiquei brincando sob o sol, ao sabor das ondas.

clique na seta para ouvir

Maysa: "Nós e o mar" (Menescal/Bôscoli)
https://www.youtube.com/watch?v=USNFfujgbk8

Mas foi na areia, sentado à sombra de um guarda-sol, que fiquei observando os traços feitos pelo Criador: "quanta beleza!; e que perfeição!" Dei-me conta, inclusive, de que Ele não se esqueceu de cuidar da arquitetura: abençoou o Niemeyer,  que traçou  muitas linhas inspiradas nas curvas e no relevo da mulher. "Ele [o Niemeyer] admirava a beleza e o corpo feminino. A mulher o inspirava" - conta seu ex-aluno e, depois colaborador, Salviano Guimarães*. O próprio Niemeyer, em "Poema da Curva", assim se explica:

POEMA DA CURVA

Não é o ângulo reto que me atrai.

Nem a linha reta, dura, inflexível,

criada pelo homem.

 

O que me atrai é a curva livre e

sensual. A curva que encontro nas

montanhas do meu país, no curso sinuoso

dos seus rios, nas nuvens do céu, no corpo

da mulher amada.


De curvas é feito todo o Universo.

O Universo curvo de Einstein.


Só sei que ao final do dia, já sob o luar, saí vagando pela orla à procura de um recanto pacífico onde eu pudesse fecundar o pensamento com taças de vinho, e ficar sonhando com o paraíso e com as deidades que um dia zanzaram pelo Olimpo.


Praia de Camburi, município de São Sebastião/SP,

29/dezembro/2023

__________________________________________ 

*Globo.com - 06/12/12 - https://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/12/mulher-brasileira-o-inspirava-diz-arquiteto-que-trabalhou-com-niemeyer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário