CLIQUE NA SETA PARA OUVIR
(Video: "Just For Today" - George Harrison; do CD "Cloud Nine" - 1987)
Colocando para ouvir o CD “Cloud Nine”, do George Harrison (1987), parei tudo o que estava fazendo para compreender a mensagem da letra de uma das músicas do disco: JUST FOR TODAY. Ouvi-a uma, duas, três vezes seguidas, pensando no que poderia ter inspirado o George a compor algo tão bonito, em um disco tão bem trabalhado.
Passei a procurar maiores informações da época dos Beatles, e em especial da vida do George. Queria ir além do que, da vida dele, já é conhecido. Mas o George, não permitindo a invasão de sua privacidade, manteve reservas - inclusive em relação à sua morte e ao seu sepultamento. Aliás, o corpo do George não foi sepultado, mas sim cremado. As cinzas, resultantes da cremação, foram espalhadas em um rio da Índia.
George, que viveu 58 anos, teve dois irmãos e uma irmã (Peter, Harry, Louise). Na sua família, o câncer foi impiedoso: sua mãe morreu em 1970, aos 58 anos de idade; em 1978, aos 70 anos, seu pai; nos anos 90, Harry (irmão), e em 2007 seu outro irmão, Peter - todos de câncer.
Louise, a irmã, dirige um hotel e é atuante pelas causas ambientalistas.
Talvez, por conhecer estudos relativos a problemas de câncer, e por ter enfrentado isso por algum tempo, o George tenha optado por querer valorizar a vida a cada novo dia, como se cada dia fosse o último e o mais importante. Penso que ele deve ter assimilado isso após suas incursões pela cultura indiana, em especial desenvolvendo meditação espiritual e transcendental.
Talvez, em conseqüência dessas elaborações espirituais, George tenha feito com que haja, em JUST FOR TODAY, um alerta para que não deixemos que nossos problemas dominem nossas vidas e façam de nós pessoas tristes ou solitárias. Nas palavras do George, de forma ampliada, precisaríamos tentar viver um dia de cada vez, sem termos que lidar com todos os problemas da vida de uma só vez.
Eis aqui a letra:
Just For Today (George Harrison)
Just for today
I could try to live through this day only Not deal with all life's problems Just for today If just for one night I could feel not sad and lonely Not be my own life's problem Just for one night If just (for) today I could try to live through this day only Not deal with all life's problems Just for today If just for one night I could feel not sad and lonely Not be my own life's problem Just for one night Just for today I could try to live through this day only Not deal with all life's problems Just for today Just for today |
Apenas Por Hoje
Apenas por hoje
Eu poderia tentar viver esse dia apenas Sem lidar com todos os problemas da vida Apenas por hoje Se por apenas uma noite Eu pudesse não me sentir triste ou solitário Não me tornar o meu próprio problema de vida Apenas por uma noite Se apenas por hoje Eu pudesse tentar viver esse dia apenas Sem lidar com todos os problemas da vida Apenas por hoje Se por apenas uma noite Eu pudesse não me sentir triste ou solitário Não me tornar o meu próprio problema de vida Apenas por uma noite Se apenas por hoje Eu pudesse tentar viver esse dia apenas Sem lidar com os problemas da vida toda Apenas por hoje Apenas por hoje |
(George Harrison - fonte: http://www.rockdequalidade.com/2011/06/documentario-sobre-george-harrison.html)
P.S.: Revendo essa música do George, por algum motivo e em correlação de idéias análogas, lembro-me da letra de NOITE DE PAZ da Dolores Duran. Nessa letra ela diz querer uma única noite [de paz] para que possa simplesmente descansar, sem esperança e sem sonho nenhum... Na verdade, o que parece incomodá-la, na letra, é a exigência de respostas imediatas a tudo, em frontal atropelo ao tempo natural que para tudo a vida requer.
A letra de NOITE DE PAZ está em http://letras.terra.com.br/dolores-duran/396860/
Texto para pensar bem a qualidade de vida que temos nos proporcionado. Realmente, muito válido!
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelo comentário. Um abraço.
ResponderExcluir