sexta-feira, 15 de abril de 2011

ENGLISH TEA

Querido amigo:

Recebi ontem à noite a noticia de que fui escolhido para representar um D do R em um grupo de estudos na Inglaterra, em setembro. Fiquei emocionado e nem pude dormir direito pensando no quanto isso me honra e dignifica, ao mesmo tempo em que acarreta uma série de compromissos. Recebi abraços, beijos e muito carinho de todos lá de casa. Ficaram muito felizes por mim, e igualmente ansiosos por saberem todos os detalhes dessa viagem programada, dos seus propósitos, datas, atividades e obrigações.

Vindo para o meu trabalho hoje de manhã, já imaginando todo universo de estímulos de conhecimento que uma viagem dessa pode proporcionar, também ansioso por compartilhar minhas expectativas com as pessoas de meu relacionamento, coloquei para ouvir no carro “ENGLISH TEA”, do Paul McCartney, que trata de um costume tradicional no Reino Unido: o chá.

(“English Tea”, Paul McCartney, do disco “Chaos and Creation in the Backyard”, 2005)

Ouvindo essa música e pensando nos nossos amigos, na alegria de poder dar a cada um deles a notícia que havia recebido, dei-me conta de que estava passando em frente ao Hospital SP, meu caminho de todas as manhãs.

Pois foi ali mesmo, no Hospital SP, que conversei com você pela última vez, numa tarde de sábado. Eu tinha ido visitá-lo ao saber que você estava internado lá para tratamentos médicos. Restritas as visitas, sua mãe e sua irmã permitiram que eu fosse te ver por alguns minutos. Ao entrar no quarto você comentava com o outro paciente na cama ao lado um jogo de futebol que estava sendo transmitido pela TV. Vi em você naquele momento o personagem do JACK NICHOLSON no filme “ANTES DE PARTIR” (Dir. Rob Reiner, 2007) que eu havia assistido naquela semana. Você falante, cheio de vida, cheio de gente, cheio de carinho, e o seu colega de quarto ali, simplesmente observando tudo. Conversamos, falamos de festas, da política de nossa cidade, do seu desejo de pular a janela e tomar um chopp... e não tivemos mais tempo para outros assuntos. Quando você percebeu que eu me levantava para ir embora, além de pedir-me para ficar mais um tempo conversando, colocou-me muito além do que sou com todas as palavras de amizade que sempre dedicou a mim – e que dedicava espontaneamente a todas as pessoas a quem queria bem.

Sei que você, que era um guaraense apaixonado pelos temas da nossa terra e pelas pessoas de lá - as quais você conhecia muito melhor do que eu –, iria vibrar comigo ao saber que eu havia sido escolhido para cumprir uma tarefa no exterior. Não somente por ser eu - o seu amigo -, mas por tratar-se de um guaraense, filho da sua terra natal, tão simplezinha, tão amada, a levar o lobo e a ave para além do Atlântico. E eu iria dizer a você do quanto fiquei contente por me julgarem  capacitado a tão nobre função, das minhas expectativas de histórias novas para colher e contar para nossos amigos ao retornar, e dos comentários que iríamos fazer envolvendo música, costumes, tradições e descobertas... e, claro, do sabor da cerveja de lá - além do uísque, of course.

Mas, ainda que não me seja mais possível te encontrar para te falar desses devaneios, você tomou a iniciativa e me surgiu no pensamento logo de manhã, para felicitar-me e abraçar-me, à sua maneira, desejando-me que tudo dê certo nos preparativos e na viagem propriamente dita.

Pela sua visita, e pela honra de ter convivido com você no seu período de vida,  te abraço com saudades... e vou ficando por aqui, a observar...

RP, 14abr2011

(Foto: eu e o Quim - arquivo pessoal)

5 comentários:

  1. Elias,
    eu já tinha lido algumas postagens suas. Gosto do que já vi e do que vejo agora. Gosto da consideração que você dirige ao Quim; até foto dele tem!
    Fica quase impossível não me emocionar, pois cada imagem que você trouxe visualizei de imediato. A empolgação de ver um amigo indo pras 'Inlondra' (como ele diria, rs) numa posiçao assumidamnete importante... E os comentários na volta, tudo isso era a cara dele!
    Grata, querido! Você foi gentil, nesse momento de sucesso na sua vida, ao lembrar de um amigo. Com isso você visitou meu coração. Mais sucesso pra sua vida, mais inspiração pro seu blog e mais palavras pra nos encantar. beijo meu,
    Guta
    PS> Desculpe a ignorância, mas oq é "representar um D do R em um grupo de estudos"? Se puder responder, agradeço. Só se puder...

    ResponderExcluir
  2. Elias,
    seu post foi a primeira leitura do dia de hoje e bateu fundo pois a saudade de alguém querido é algo que todos os seres humanos têm em comum.
    Te desejo um bom dia e receba a vibração positiva que tô mandando pra você agora.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Elias, meu poeta preferido, além de escrever sobre tudo, descreve minha cidade, minha terra, e meus amigos, os mais queridos com certeza, me faz sorrir e chorar de emoção, saber que um Guaraense represente o Brasil no Velho mundo!!! Eu fico muito feliz e lisonjeada por fazer parte dos seus amigos e ter a oportunidade de conhecer a sua sensibilidade através de textos tão singelos e verdadeiros nos quais sempre identificamos alguém que fez parte da nossa história!!!A simplicidade é o último degrau da sabedoria (Kalil Gibran)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que bacana! Não sabia desta sua viagem pelo R. Foram muito sábios aqueles que te escolheram como representante, pelo motivos que você mesmo sabe.
    beijo, da sua sobrinha P.

    ResponderExcluir