terça-feira, 29 de julho de 2014

O "SEU" RENATO E AS SERESTAS

    

Entrei no facebook e vi o "Seu" Renato em uma foto. Quanto tempo...! 

(o "Seu" Renato - foto postada por M Teresa no facebook)
      
     E quando olhei para ele, na foto, de imediato me veio à lembrança um disco com o qual um dia, num passado muito distante, acompanhado de um bilhete, eu o vi presentear um de meus tios: "Coletânea de Valsas e Serestas" - gêneros musicais pelos quais eu não me interessava. Não sabia, naquele tempo, que havia entre eles - o meu tio e o "Seu" Renato - um laço musical poetizando a amizade; nem sabia se era disso que tratava o bilhete... nunca soube do seu conteúdo. 

     Um dia, conversando, veio de meu tio a sugestão de que ouvisse atentamente aquele disco. 

     Aceitei a sugestão. Levei o disco para casa e o pus para tocar uma, duas, muitas vezes. Era romântico, nostálgico, lindíssimo! Lembro-me bem de uma das faixas nele gravadas: "Boa noite amor", com o Francisco Alves... 

("Boa noite amor", de Francisco Matoso e José Maria Abreu - 1936)
     
     Pensando agora na existência desses laços musicais entre os dois amigos, e reconhecendo que aprendi a gostar de serestas ouvindo aquele disco, fiquei contente e emocionado ao rever em foto o "seu" Renato. 

     Poucas vezes o vi desde aquele dia perdido no tempo. Na última delas, no final dos anos 70, conversamos calados em uma sala ornada de flores tristes... Falamos do Maurício - seu filho e meu colega de república, na Universidade -, que havia partido...  


(Maurício - "Falamos do Maurício - seu filho e meu colega..." - foto postada por M Teresa no facebook)
 
     Ao "seu" Renato, o meu abraço! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário