sábado, 17 de outubro de 2015

NOTÍCIA DE JORNAL


(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR)
("Tortura de amor" - Waldick Soriano)

- PAPÉIS ATESTAM CONTAS DE CUNHA NA SUÍÇA E ISOLAM PEEMEDEBISTA.

     - E isso lá é notícia para ser publicada em letras garrafais na primeira página de um jornal em um dia como o de hoje? Ou ainda, em meio a notícias de tragédias, perseguições, corrupção e prisão, na mesma primeira página:
 
- TUCANOS, COMO NA LENDA, FIRMARAM PACTO COM O DIABO.

     - Pode isso?

     Senhores editores de jornal, tenham paciência! Hoje é sábado. O dia amanheceu ensolarado, o calor é subsaariano, e a nossa carência é de um pouco mais de amor e esperança no coração.

     Esse amontoado de notícia azeda nos tortura por priorizar a miséria humana. Ainda quero ter o prazer de tomar o meu café da manhã lendo notícias simples de vida - pois muitos gestos assim ocorrem a todo instante e já nem nos damos conta disso. 

     Fico imaginando a chegada de um dia em que os jornais passem a noticiar fatos que tenham o poder de pacificar o coração dos leitores; que retratem a harmonia que prevalece em grande parte dos lares espalhados por esse Brasil de todos os santos, que encham de amor os corações dos leitores. Ainda quero receber o jornal e ler em letras garrafais coisas assim: 

- HOMEM SURPREENDE ESPOSA NA COZINHA.

http://www.bokelberg.com/stock-photos/336x224/idoso-abraA%A7o-alegria-velho-mulheres-53678.jpg
(Fonte: http://www.bokelberg.com/stock-photos/336x224/idoso-abraA%A7o-alegria-velho-mulheres-53678.jpg)

     E, abaixo da manchete, a notícia completa... mais ou menos assim: 

"Angelino Marques da Silveira, 63, operador de retroescavadeira, residente em Santo André, no ABC paulista, na Rua do Bonfim, retornou de seu trabalho no final da tarde, algumas horas antes do habitual. Abriu o portão sem fazer barulho, destrancou a porta de sua casa e dirigiu-se até a cozinha onde encontrava-se sua esposa junto da pia. Arlete Gomes da Silveira, 61, do lar, casada com Angelino há 36 anos, lavava algumas verduras para a salada do jantar. Estando ela de costas, ele, a pontas de pé, aproximou-se dela e a abraçou por trás. Ao mesmo tempo em que a abraçava deixou sua cabeça repousar no ombro esquerdo da esposa. Arlete, em uma confusão instantânea entre surpresa e espanto, de imediato soltou um grito - ao que, percebendo que se tratava de Angelino, deixou as verduras sobre a pia e virou-se para retribuir, com todo o seu amor, o abraço recebido. Angelino, ao sentir o carinho da esposa em retribuição ao seu abraço, beijou-a ternamente no rosto, nos olhos e nos lábios. Angelino e Arlete ficaram assim juntinhos por alguns minutos. Na sequência Angelino dirigiu-se até a geladeira, de onde retirou duas latinhas de cerveja e algumas fatias de salaminho para que pudessem brindar à saúde de ambos, àquele momento, e à alegria de estarem juntos. Até o fechamento desta edição não se teve notícia do desenrolar dos acontecimentos".

     Não creio que notícias assim possam ser taxadas de heréticas ou vazias. Elas retratam o ser humano em seu estado mais terno de sentimento. E esse estado de espírito só pode ser desenvolvido com a propagação de notícias semelhantes reportadas pelas pessoas com quem se convive - e, obviamente, pela mídia.

     E eu, aqui nesse calor, em um dia bonito como o de hoje, deixo de lado esse amontoado de notícias ruins no jornal e faço eu mesmo a minha própria notícia: coloco no aparelho de CD um bolero com letra que conta a história de um baita amor rasgado; na sequência descasco um melão, tiro dele algumas fatias, e, querendo agradar (inclusive com um beijinho), vou levá-lo na varanda para comê-lo com a minha mulher... que pinta de vermelho as unhas de suas mãos para embelezar ainda mais o nosso sábado.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu amigo João. Independente de jornal, você e nossos amigos, através da música, fazem da nossa cidade - e consequentemente do mundo - um lugar mais agradável para se viver.

      Excluir
  2. Bom dia meu amigo, como sempre nos mostrando nos seus comentários a diferença de fatos do nosso dia a dia. O amor, a paixão, o respeito, o compromisso, a cumplicidade, o carinho, a solidariedade, só são mostrados em propagandas para ser revertidas em dividendos. Uma pena, porque na maioria das vezes a simplicidade de fatos é que nos traz vida. Vamos nós realizarmos estes pequenos momentos e assim deixar exemplos para as futuras gerações.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo. De fato, as transformações começam pela simplicidade dos gestos e dos fatos. Um grande abraço, e obrigado pela postagem de seus comentários.

    ResponderExcluir
  4. Que texto delicioso de se ler em uma conturbada situação de nosso país. Obrigado Elias, pelo envio deste link, para alegrar esta tarde de segunda. Parabéns, vc tem a sensibilidade que falta à maioria, hoje em dia, inclusive a mim.

    ResponderExcluir