segunda-feira, 24 de outubro de 2016

SENHOR WILSON


(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR ENQUANTO LÊ)

(Naruto - "Sadness and Sorrow" - Violin -
https://www.youtube.com/watch?v=XkRU2g4NtaE)


     Não podendo resistir fechou os olhos. Cansou de olhar pela janela uma rua que já não via. Cansou de perceber pelo portão o movimento que já não lhe interessava. Cansou de esperar quem não mais poderia estar consigo.

     Cansou. 

     Cansou de ficar sentado, a manhã vazia, a tarde vazia, a noite vazia. No silêncio da casa, seu olhar apagado continha a história de um tempo que passou, que acabou, que ficou esquecido.


(Sr. Wilson - fonte: Eliana de Andrade, no facebook)

     Percorria toda a cidade a passos largos segurando sua caixinha metálica com seringas e agulhas para remediar seus doentes; visitava-os, levava a eles ânimo e esperança. Em sua farmácia, por anos, recebeu-me para a minha benzetacil mensal; para o café da tarde subia em um salto os três degraus que davam acesso à casa de minha avó - onde chegava com pressa e alegria. Guardava com carinho um exemplar de uma edição antiga e luxuosa da "Divina Comédia" que lhe havia sido presenteada por um tio meu; dela, gostava de comentar ironicamente passagens do inferno e do paraíso.

     Foi uma entidade!

     Acompanhei-o de longe e também senti suas perdas ao longo do tempo. Fiquei triste em virtude delas. Hoje despediu-se; seu tempo se consumou; acabou.

     Descanse em paz.

6 comentários:

  1. Querido amigo Elias, bela homenagem. Merecidamente o Sr. Wilson deve receber muito além de homenagem, mas o reconhecimento de um grande homem que cuidou de muitas famílias em Guará, inclusive a minha. Também tomei muitas benzetacil com ele. Entretanto tenho uma recordação muito interessante: Tanto meu pai quanto o Sr. Wilson adoravam trocadilhos e tenho registrado em minha mente um diálogo entre eles quando de uma passagem do Sr. Wilson de bicicleta na Dep. João de Farias, segurando sua caixinha metálica com seringas e agulhas, quando meu pai lhe abordou: "Que que Wilson? - indicando a caixinha. E ele imediatamente respondeu: é diversificação". Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa, João. Exatamente isso, os trocadilhos inteligentes. Adorei. Abração.

      Excluir
  2. -Doeu?
    -.Siiiim. Aí, aí!
    -Como? Eu não senti nada...
    Era assim, depois de cada injeção. Era assim que ele nos fazia rir, e não chorar. E foi também assim que se foi sua dor, já arrefecida. Não sentia mais nada. Se Guará tivesse um livro de memória, com certeza a letra W estaria muito bem representada. Vai, Wilson da Farmácia! Vai se juntar aos seus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, "a letra W estaria muito bem representada. Abração, Lucas.

      Excluir
  3. Arrepiante esta homenagem!Sem conhecer seu Wilson, me senti próximo dele.

    ResponderExcluir
  4. Foi um farmacêutico de cidade pequena. Cuidou de todo mundo - de mim, inclusive. Dessas figuras marcantes. Concluiu seu tempo. Grande abraço, Saint-Clair. Obrigado pela visita e comentário postado.'.

    ResponderExcluir