quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

STACEY KENT


(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR ENQUANTO LÊ)
(Stacey Kent - Samba Saravah - Vinícius/Baden - versão Pierre Barouh)
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=AXFuq27MVFk


     Vinícius de Moraes e Baden Powell, na década de 60, compuseram o "Samba da Benção". Esse samba ultrapassou as fronteiras do Brasil, chegou à Europa, e ganhou do cantor e ator Pierre Barouh uma versão em francês. Na trilha sonora do filme "Un homme et une femme"*, dirigido por Claude Lelouch, foi levado às telas do cinema.

     Há uns dois anos, pelo rádio, ouvi o "Samba da Benção" em francês, na voz de uma mulher.

     Babei !!

     Fui à internet e descobri então que aquela gravação fora feita por Stacey Kent, uma cantora norte-americana delicada e simpática que adora o Brasil, a língua portuguesa, a bossa-nova, e especialmente o Marcos Valle.

Stacey Kent  -  photo by Okki
(Stacey Kent- fonte: http://www.theglobaldispatches.com/articles/stacey-kent-in-paris)

     Procurei conhecer outras de suas gravações e descobri que tudo o que ela gravou e tem gravado é de muito bom gosto - e da melhor qualidade musical: "Que reste-t-il de nos amours", "Landslide", Jardin d'hiver" "What are you doing the rest of your life?", "Bewitched", "What the world needs now"... e muita bossa-nova: "So nice" (samba de verão), "One note samba" (Samba de uma nota só), "Corcovado" (Corcovado), "Les eaux de mars" (Águas de Março)...

     Quanta preciosidade! Se o Nat "King" Cole e o Johnny Hartman, pela perfeição da pronúncia, são para mim vozes masculinas aveludadas, Stacey Kent é a voz doce feminina que, sofisticada, também soa com revestimento de veludo. Ela consegue fazer com que cada palavra cantada tenha qualidade e valor superiores a qualquer frívolo castelo de ouro.

     Não é por menos. A Stacey Kent estudou e dedicou muito de sua vida à literatura comparada. Certamente foi em decorrência disso que ela compreendeu - e hoje nos ensina pela música - a força, a doçura, a musicalidade e a riqueza de significados que cada palavra dita ou cantada traz em si mesma.

     Na sua voz Deus nos ensina o sentido da beleza. Ouça suas gravações e deixe que ela encante os seus dias da mesma forma que tem encantado os meus.  


P.S.: Sugestão: ouça com a Stacey Kent "What are you doing the rest of your life?" (Alan and Marilyn Bergman/Legrand). É só copiar e colar no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=NOdkpvhfaOQ
______________________________________
* "Un homme et une femme" - "Um homem, uma mulher" (1966) - "cult", Oscar de melhor filme estrangeiro de 1967

4 comentários:

  1. Muito linda a voz da Stacey Kent e bacana seu comentário!
    Um grande abraço, Elias.

    ResponderExcluir
  2. Elias, apresentou-me uma jóia! E viva a sensibilidade musical do amigo! Merci!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Charles. Fico contente que tenha gostado. Grande abraço.

      Excluir