quinta-feira, 8 de junho de 2017

FRASES DA MPB



(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR)
("Até pensei" - Chico, dele)



"eu andava pobre tão pobre de carinho
que, de tolo,
até pensei que fosses minha"
(Chico - Até pensei)


     Se pensada, uma frase bem construída pode nos trazer muitos ensinamentos. Esses ensinamentos podem nos ajudar na tomada de decisões em momentos e situações decisivas. Particularmente, tenho um pequeno caderno no qual venho anotando, já há muitos anos, frases, poemas, trechos de livros e citações que me agradam. Muitas dessas frases e citações vêm da Música Popular Brasileira - MPB. Volta e meia recorro a ele e fico folheando e lendo tudo o que ele me ensinou - e continua ensinando.


Meu caderno - foto: arq. pessoal

     Dentre as centenas de frases riquíssimas cantadas na MPB, "a vida só se dá prá quem se deu" serviu para que eu tivesse coragem de encarar situações em que me via indeciso. Da mesma forma, "a coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais" foi determinante para me descortinar a preciosidade da vida - e me ensinar a lamentar menos.

     Quando, há muitos anos, fui vítima de um grave descontentamento, "tire o seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor" martelou minha cabeça por muito tempo. Superado o episódio, "cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz" recolocou-me na trilha da felicidade, a qual somente eu mesmo poderia encontrar. Afinal, compreendi: "cada um de nós compõe a sua própria história" - e "sabe a dor e a delícia de ser o que é".

     Folheio meu caderno e vejo grandes tesouros da MPB: Em "Pedaço de mim", Chico Buarque falou de saudade: "Saudade é limpar o quarto do filho que já morreu": quer explicação mais clara, doída e poética do que essa? E o que dizer do brilhantismo do Belchior ao ilustrar, em "Coração Selvagem", os comportamentos instintivo e aprendido? "Não quero o que a cabeça pensa, quero o que a alma deseja."

     Relaciono aqui algumas outras anotações tiradas do meu caderno:

"Não há bebida que beba saudade" ("Não há cabeça" - Ângela Rô Rô)

"Todo boêmio é feliz porque quanto mais triste mais se ilude" ("Me dá a penúltima" - João Bosco e Aldir Banc, 1977)

"A gente agrada a Deus fazendo o que o diabo gosta" ("Fazendo o que o diabo gosta" - Raul Seixas - do disco "A pedra do gênesis", de 1988) 

"Eu andava pobre, tão pobre de carinho, que, de tolo, até pensei que fosses minha" ("Até pensei" - Chico Buarque)

"Tu pisavas nos astros distraída sem saber que a ventura desta vida é a cabrocha, o luar, e o violão" ("Chão de estrelas" - Orestes Barbosa)

     Cada frase dessa merece um barril de chope, muitas noites em claro, e toda filosofia para ser pensada e conversada.


Manuel Bandeira, Chico Buarque, Tom Jobim e Vinicius de Moraes
Déc. 1960, foto: Pedro de Moraes (Acervo Inst. Tom Jobim)
Manuel Bandeira, Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius de Moraes
Fonte: http://nordestebrasileiro.tumblr.com/post/67110745144


     E com tantas frases maravilhosas e poeticamente ricas, encerro perguntando ao meu raro leitor: existe alguma frase na MPB que, para você, seja preciosa? Mostre-a prá gente!

____________________________ 
- "Tire o seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor". ("A flor e o espinho" - Guilherme de Brito/Nelson Cavaquinho/Alcides Caminha)
- "Cada um de nós compõe a sua própria história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz". ("Tocando em frente" - Almir Sater/Renato Teixeira) 
- "O coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais". ("Tomara" - Toquinho/Vinícius)
- "Saudade é limpar o quarto do filho que já morreu". ("Pedaço de mim" - Chico Buarque)
- "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". ("Dom de iludir" - Caetano Veloso)
- "Não quero o que a cabeça pensa, quero o que a alma deseja". ("Coração Selvagem" - Belchior)
- "A vida só se dá prá quem se deu, prá quem amou, prá quem chorou, prá quem sofreu". ("Como dizia o poeta" - Vinícius e Toquinho)

5 comentários:

  1. Maravilhosa sua mania de guardar trechos de letras. Se assim tivesse procedido poderia agora dar minha frase preferida, pois a memória está fraca rsss, Adorei seu texto, muito legal e criativo. Parabéns mais uma vez. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Elias, como sempre vc nos faz viajar por caminhos de sonhos e fantasias deliciosas... abração

    ResponderExcluir