segunda-feira, 9 de outubro de 2017

NO SILÊNCIO DA NOITE


CLIQUE NA SETA PARA OUVIR ENQUANTO LÊ
"Milonga del Angel" - Astor Piazzolla

     Quantos homens e mulheres em idade avançada já construíram uma família, já criaram seus filhos, já se aposentaram e vivem sós. Quantos homens e mulheres de bastante idade continuam com boa saúde, podem curtir a vida e desfrutar dos pequenos prazeres que ela oferece - passear de vez em quando, jantar em um restaurante, tomar um café em uma esquina qualquer, caminhar por um shopping center, olhar vitrines... Pessoas cujos filhos já se ajeitaram e que, em busca de seus próprios interesses, vivem distantes. Pessoas que, por determinação do destino, ou se separaram ou ficaram viúvas.

     Fico pensando nas dificuldades que encontram para a realização das coisas práticas e necessárias - a alimentação, o almoço, o jantar, os cuidados com a roupa, o controle financeiro. Imagino que cada amanhecer tenha se tornado uma árdua tarefa consistente na procura de alguma maneira de preencher o tempo de um dia: fazer palavras cruzadas, ler um livro, rememorar coisas que se passaram, remexer em papeis, em gavetas; procurar algum amigo, encontrar algum assunto para conversar, dar um telefonema. Mas, a quem recorrer? Quem estaria disposto a ouvir? Quem estaria disposto a conversar?

     Atravessar o dia, sob a luz do sol, parece não ser tão difícil. O movimento nas ruas, os veículos trafegando, tudo isso distrai e ocupa a imaginação. Mas, e a noite? A hora de ir para a cama, o silêncio, a escuridão? Qual a dimensão da angústia para se poder vencer as madrugadas, as insônias, os pensamentos nas coisas que vão ficando? Como adormecer com o incômodo pensamento naquilo que poderia ter sido feito da própria vida, mas não foi? Na quietude do quarto, estender o braço e ter o outro lado vazio, ninguém com quem conversar; deparar-se com sombras e com todo o vazio que a alma pode suportar. Estar só.

     Outro dia assisti um filme que aborda esse assunto. Baseado no livro "Nossas Noites"*, do escritor indiano Kent Haruf, o filme conta a história de Addie e Louis, ambos com idade acima de 70 anos. Addie e Louis já foram casados, tiveram suas famílias e seus filhos. Vivem sós. São vizinhos há muitos anos, e se conhecem apenas pelos cumprimentos formais e distantes. No filme Addie, na angústia de suas noites, supondo que Louis sentisse, como ela, a mesma falta de alguém com quem conversar, um dia vai à casa dele e sugere que eles, de vez em quando, poderiam dormir juntos em sua casa para poderem conversar; que, conversando, poderiam vencer a noite, afastar a escuridão e o silêncio.

     Não - ela esclarece - Ela não estava sugerindo ou propondo sexo; ela procurava e oferecia companhia. Ela queria alguém com quem pudesse dialogar, alguém para quem pudesse contar histórias, e de quem pudesse ouvir histórias.

Deux Arbres, Mezel, Provence, France, evening, twilight, Provencal, Valensole, sunset, oak, trees, gradient, colour, whe photo
"Deux arbres" - http://www.transientlight.co.uk/photo/deux-arbres/

     Pensando no filme e lembrando-me das muitas pessoas que conheço e que vivem nas mesmas condições de Addie e Louis, imaginei que seria muito bom se elas conseguissem fazer com que as coisas se tornassem menos complicadas. Que todos nós, enfim, pudéssemos fazer com que as coisas fossem menos complicadas. Passei a me perguntar o porque da natureza humana exigir que escondamos as dores e as carências que nos afligem; o porque de querermos nos mostrar incólumes aos tormentos da vida quando eles são próprios da nossa existência - e, em especial, acredito eu, próprios da vida daqueles que vivem sós, que precisam de alguém para simplesmente conversar, vencer a escuridão, abraçar durante a noite, e seguir em frente...

____________________________ 
*"Nossas Noites" - "Our souls at night" (EUA, 2017). Dir. Ritesh Batra. Drama.

8 comentários:

  1. Este talvez seja o destino da cruel vida humana, não é dando que se tem..... Simplesmente é vivendo que se refaz..... Aprender a ser sós.....é um caminho cheio de espinhos.....que nem sempre temos o hábito.....penduramos então nos nossos Outros.... Sem saber um dia viver na solidão ... Mas poder estar ali por perto...é compartilhar as solidão.
    Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fábio, obrigado pelo comentário... "Simplesmente é vivendo que se refaz...". Seja sempre bem vindo ao blog.

      Excluir
  2. Você tocou com Piazzolla e literalmente em alguém, quando no
    " estender o braço e ter o outro lado vazio ".
    Maravilha de texto num contexto inconteste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário, Salviano. Seja sempre bem vindo ao blog. Grande abraço.

      Excluir
  3. Conversamos exatamente sobre isso hoje . Vamos assim saboreando o presente meu querido irmão .
    Esse tema é hoje o nó crítico de nossa geração. São importantes as rodas de conversa a respeito. Obrigada por essa provocação . Um beijo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu que agradeço pelo comentário. E vamos saboreando o presente. Beijão.

      Excluir
  4. Engraçado... Cada ser humano é único mesmo...Eu,depois dos filhos criados e ajeitados na vida,adoro estar sozinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Rejane. Afinal, "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". Obrigado pelo comentário. Grande abraço.

      Excluir