domingo, 4 de novembro de 2018

JANELAS ABERTAS


CLIQUE NA SETA PARA OUVIR ENQUANTO LÊ
Gal Costa - "Janelas Abertas" (Tom e Vinícius)
https://www.youtube.com/watch?v=447QE2yVQg0


"Eu poderia ficar sempre assim,
como uma casa sombria,
uma casa vazia, sem luz nem calor.
Mas, quero as janelas abrir (...)"
(Vinícius de Moraes)


     Distante, muito distante, encerro-me em um pequeno quarto de hotel. Nada trouxe na bagagem, além do que me é estritamente necessário: a lembrança de dias felizes, a saudade de meus mortos queridos, o sentimento de gratidão pela vida, alguns conselhos, projetos que deixei de lado...

     Junto à parede interna do quarto há uma pequena cama de solteiro. Vestida do algodão branco do lençol que a cobre, e do travesseiro, não muito alto, acomodado em sua cabeceira, ela oferece o seu conforto para o repouso do meu corpo. Ao seu lado, um criado-mudo sustenta um delicado abajur para minimizar a escuridão da noite. O guarda-roupa, embutido na parede, tem o tamanho ideal para que não haja desperdício de espaço. Rente à janela, uma mesinha de madeira com uma cadeira é tudo do que preciso, para dar pouso aos meus cotovelos nas minhas horas de inspiração.

Файл:Camera da Letto Vincent van Gogh.jpg
Van Gogh - "Quarto em Arles" (1888)
https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%A4%D0%B0%D0%B9%D0%BB:Camera_da_Letto_Vincent_van_Gogh.jpg

     Essa simplicidade me faz feliz... e, momentaneamente, completa-me.

     Mas, para que o ar possa circular pelo quarto, por detrás da cortina uma janela deve ser aberta. Quando destravo seus trincos, o céu, o sol, as cores e as vozes da natureza ocupam o ambiente. E o pequeno quarto, feito uma nave, preenchido por tanta beleza, leva-me para longe, para bem longe... para muito além das suas paredes...

CLIQUE (2X) NA SETA
Laguna, SC 
Video: arq. pessoal (2014)  

2 comentários:

  1. Lindo texto. Linda canção. Gosto de Janelas Abertas n. 2, do Caetano, com a Tereza Mazelli.
    https://youtu.be/drS5_1fs4dI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rejane. Vou ouvir a sua sugestão musical. Obrigado pela dica e pelo comentário.

      Excluir