quinta-feira, 15 de março de 2012

GILBERTO FREYRE

(Gilberto Freyre - fonte: fundação Gilberto Freyre)

Comemora-se hoje o centésimo décimo segundo ano de nascimento de Gilberto Freyre: um grande brasileiro que enalteceu a mistura de raças e a quem, pela sua obra, aprendi a admirar.

Numa época em que as ideias racistas tinham presença nos países que formavam o Eixo na Segunda Guerra Mundial (Alemanha, Itália e Japão), com fortes reflexos no governo brasileiro de Getúlio Vargas; numa época em que era comum se dizer que o Brasil estava condenado ao atraso por causa da mistura de brancos, negros e índios, Gilberto Freyre, em 1933, com “Casa Grande & Senzala”, inverte essa noção para ressaltar o valor da raça negra e da cultura afro-brasileira. Por isso, na década de 30, ele foi visto como o descobridor da identidade do Brasil e criador de uma imagem positiva do brasileiro.
Por GF o Brasil converteu-se em paraíso tropical, berço da confraternização universal entre as raças e culturas oriundas da Europa, África e América. Se assim o compreendermos e assim o desejarmos, assim o Brasil será! - com maior amplitude a cada novo dia.
RP, 15março2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário