segunda-feira, 16 de abril de 2012

UMA TURMA LEGAL - "N'est ce pas ?"

Passeando pelo Facebook vejo fotos antigas postadas pelo meu amigo Luis Fernando - o “Rando”. Ao ver as fotos e, nelas retratadas, grandes amigos de uma vida toda, lembrei-me de um poema sobre fotos antigas que li em um livro de Francês (referência abaixo). Transcrevi aqui no blog a versão desse poema no texto “Três mangas e dois álbuns de fotos”, postado há mais de um ano. Republico hoje o mesmo poema com o texto em francês, conforme está no livro.
Relendo o poema homenageio o Prof. Sebastião, minhas primeiras aulas de Francês com ele no “Rondon”, e uma turma muito legal eternizada na foto abaixo. Afinal, uma foto aprisionada em um álbum não serve p’rá nada. É puro egoísmo de quem o faz. O verdadeiro sentido da materialização da imagem é o de poder revê-la, sentir vontade de compartilhá-la e, efetivamente, compartilhar. Eis aqui, então, “a turma bem legal”. Lembro-me de todos! - e abraço cada um com o mesmo carinho de sempre.
 ("Festa de Aniversário" - arq. pessoal)
Bien coiffés, bien vêtus,
Ils regardaient droit devant eux,
Conscients de poser pour l’éternité...
...Un instant leurs rêves s’arrêtaient,
Se fixaient, sur le mystère d’un appareil

Et sur l’homme-magicien.

Puis ils s’échappaient, s’envolaient

À nouveau vers cet avenir dont um jour

Il ne resterait que cet instant arrêté,

Cette photo jaunie...
(texto extraído do Livro “Archipel – Française Langue Étrangère – Livre 2” Helène Gauvenet et Marc Argaud – a tradução deste texto está em “Três mangas e dois álbuns de fotos”. Para lê-la, é só clicar:  http://eliasguara.blogspot.com.br/2011/02/tres-mangas-e-dois-albuns-de-fotos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário