terça-feira, 2 de abril de 2013

ENTRE A SINFONIA E OS SERTÕES: A CIVILIZAÇÃO E A BARBÁRIE



"Estamos condenados à civilização.
Ou progredimos, ou desaparecemos."
(Euclides da Cunha)


     Lendo mais uma vez o poema da "Sinfonia da Alvorada", do Vinícius de Moraes, as imagens que me foram surgindo, misturadas com a construção de Brasília, foram as de Canudos - descritas por Euclides da Cunha em "Os Sertões".

     Pensando bem, me parece que essa mistura faz algum sentido. Mas somente no que se refere à forma.

     O poema da "Sinfonia" é dividido em cinco partes*; "Os Sertões" em três**. 

     No poema o Vinícius descreveu primeiramente o lugar ("O planalto deserto"):

"(...) No princípio era o agreste: o céu azul, a terra vermelho-pungente e o verde triste do cerrado. Eram antigas solidões banhadas de mansos rios inocentes por entre as matas recortadas. Não havia ninguém. A solidão mais parecia um povo inexistente dizendo coisas sobre nada (...)".
 
     "A Terra" é a primeira parte de "Os Sertões". Ali, o Euclides da Cunha tratou da geologia e da geografia do sertão. Ele descreveu o relevo, a paisagem e a seca. Nessa primeira parte ele desenvolveu a ideia de que já havia ali um prenúncio de revolução; que há milênios o sertão era banhado pelo mar, e que esse sertão era o resultado de um mar extinto pelo solo que se levantara. Que, ainda, o sertão ia virar "praia"; que o homem, com seu trabalho, amenizaria o efeito das secas - conforme profetizava Antônio Conselheiro.  

     Na segunda e terceira partes do poema da "Sinfonia" o Vinícius descreveu o Homem e a Chegada dos Candangos; em "Os Sertões" Euclides da Cunha falou do Homem, do sertanejo.

"Mas agora viera para ficar. Seus pés plantaram-se na terra vermelha do altiplano. Seu olhar descortinou as grandes extensões sem mágoa no círculo infinito do horizonte. Seu peito encheu-se do ar puro do cerrado. Sim, ele plantaria no deserto uma cidade muito branca e muito pura...", diz o Vinícius no poema da "Sinfonia".

     Já em "O Homem" de "Os Sertões", segunda parte de sua obra, Euclides da Cunha discutiu a formação racial do sertanejo. Comparou o mestiço do sertão com o mulato do litoral, afirmando a superioridade racial de um sobre o outro. E concluiu: 

"O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral." 

     E, em outra passagem: 

"(...) o andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente (...)"

     Em "A Luta" - terceira parte de "Os Sertões" - Euclides da Cunha mostrou a resistência e a matança - diferente da luta do homem que constrói uma cidade, e que Vinícius mostrou na quarta parte do poema da "Sinfonia": "O Trabalho e a Construção".

     Assim, no poema da "Sinfonia", a luta em união de esforços ergue, eleva, aproxima, celebra a vida e o trabalho:

"E um milhão de metros cúbicos de brita foi necessário, e quatrocentos quilômetros de laminados, e toneladas e toneladas de madeira foram necessárias. E 60 mil operários! Foram necessários 60 mil trabalhadores vindos de todos os cantos da imensa pátria, sobretudo do Norte! 60 mil candangos foram necessários para desbastar, cavar, estaquear, cortar, serrar, pregar, soldar, empurrar, cimentar, aplainar, polir, erguer as brancas empenas..." 

("Ou progredimos..." - foto: Brasília, da janela de um prédio - arq. pessoal)


     Em "Os Sertões" a luta, em desígnios conflitantes, abate, extingue, destrói:

"Concluídas as pesquisas nos arredores, e recolhidas as armas e munições, os jagunços reuniram os cadáveres que jaziam esparsos em vários pontos. Decapitaram-nos. Queimaram os corpos. Alinharam depois, nas duas bordas da estrada, as cabeças, regulamente espaçadas, fronteando-se, faces volvidas para o caminho."

 ("...ou desaparecemos." - foto Igreja destruída em Canudos - em http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-brasil-guerra-canudos.htm)


     E foi por erguer, diferentemente de destruir, que o poema da "Sinfonia" pôde ter uma outra parte - o "Coral" - que é justamente a celebração da beleza resultante da comunhão de esforços construtivos:

"Terra-esperança, promessa de um mundo de paz e de amor (...)" - no poema da "Sinfonia". 

     Desses dois trabalhos o ensinamento que recebemos vem do próprio Euclides da Cunha, no mesmo "Os Sertões":

"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos, ou desaparecemos."


(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR A HISTÓRIA DE CANUDOS
NA LETRA DE UM SAMBA-ENREDO)
(Mestre Marçal - "Os Sertões" - Edeor de Paula - samba-enredo
GRES EM CIMA DA HORA - 1976)


________________________________________
* "A Sinfonia da Alvorada":  I - O Planalto Deserto; II - O Homem; III - A Chegada dos Candangos; IV - O Trabalho e a Construção; V - Coral
** "Os Sertões": I - A Terra; II - O Homem; III - A Luta

Nenhum comentário:

Postar um comentário