domingo, 14 de abril de 2013

UM AMIGO E UMA MÚSICA


(Eu e o Zé Américo na casa do Daniel - janeiro/2010 - arq. pessoal)

     É interessante a ligação que fazemos de uma pessoa a uma música - ou a um artista ou uma banda. Pelo menos fazíamos. Já não sei se há mais tempo ou poesia para isso... Parece que já não há nem música com alguma letra que passe alguma mensagem que possa retratar um amigo.
 
     Na minha memória afetiva muitos amigos estão ligados a música: o Big Boy está nos Bee Gees, em qualquer das músicas anteriores à fase "Saturday Night Fever" - "First of May" é uma delas; o Quim nas do John Denver - "Leaving on a Jet Plane", com maior intensidade; o Joaquim em "Hello Brother", com o Louis Armstrong; o Tigrão em "Amigo é Prá Essas Coisas", com o MPB 4; o Marquinho em qualquer música do Bread - "Make it with you", dentre tantas; a minha Denise, em todo o repertório do Caetano Veloso; o Daniel em qualquer uma dos Beatles - ou de qualquer Beatle em carreira solo...  

     Nas oportunidades que tenho de estar com amigos de muito tempo, sempre refazemos essas ligações - e reacendemos os fatos que levaram o amigo a estar vinculado a uma música ou um artista. E, relembrando, sempre cantamos juntos. 

     Há algum tempo, em uma noitada na casa do Daniel, estávamos falando disso quando chegou o Zé Américo. E, claro, Zé Américo é sinônimo de "House of the Rising Sun", não só para mim mas para todos que o conhecem. E não ficou por menos. Contamos a ele o assunto sobre o qual estávamos conversando e ele, embalado pela alegria de estarmos juntos - e acompanhado pelo Daniel ao violão - "mandou ver": interpretou "House of the Rising Sun" com o mesmo entusiasmo de sempre. 

     Pois faço hoje essa postagem com inúmeros amigos na minha memória. Especificamente, lembro-me do Zé Américo e daquela noite. E desejando que ele esteja bem, vou buscar o CD do "Animals" que ele me deu, e coloco prá tocar "House of The Rising Sun". 

     - "Zé Américo, um grande abraço!"

(CLIQUE NA SETA PARA ASSISTIR)
    ("House of the Rising Sun" - Animals)

Nenhum comentário:

Postar um comentário