sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A RECONCILIAÇÃO ENTRE DEUS E O DIABO

(fonte: manskaoosin.blogspot.com.br)


Não me lembro bem onde, mas em algum lugar o Rubem Alves disse ou escreveu que se Deus e o Diabo fossem se reconciliar eles o fariam em torno de uma mesa, onde haveria ao centro uma panela de "frango com quiabo" - prato típico da cozinha mineira. A essa conclusão certamente chegou por ser natural do Estado de Minas...

Gosto de "frango com quiabo" - na verdade, aprendi a gostar. Morei em Minas por um tempo mas não sou de lá. Penso que essa panela de "frango com quiabo" sugerida pelo Rubem Alves poderia sim estar ao centro da mesa, mas em uma das negociações preliminares entre os assessores de Deus e do diabo - pois ainda não teria ocorrido o ápice do objetivo buscado, ainda não teria acontecido o momento da formalização final do acordo; teria ocorrido apenas uma fase...

E quando as negociações fossem concluídas, e os personagens principais chegassem para formalizar a reconciliação, o que haveria mesmo no centro da mesa não seria "frango com quiabo", mas sim "trigo com frango" - prato típico da cozinha árabe. E mais: preparado por minha mulher, a Denise, com receita transcrita dos ensinamentos da minha tia Anna - que, por sua vez, e graças a Deus, aprendeu com minha avó Labibe como preparar algo maravilhoso para a pacificação das almas.  

("Uma panela de trigo com frango à mesa" - foto: arq. pessoal)


E é por isso que quando a Denise viaja por uns dias e sou condenado a ficar em casa sozinho, a condição "sine qua non" para que sua viagem aconteça é que deixe na geladeira uma panela enorme de "trigo com frango"... - que é para que eu me sinta reconciliado comigo mesmo e, ao final de cada refeição, possa erguer um brinde à vida exclamando "SÁRRTÉK* !".

* "saúde" (em árabe) - pronúncia figurada

Nenhum comentário:

Postar um comentário