terça-feira, 19 de novembro de 2013

DIA DA BANDEIRA



(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR)
(Hino à Bandeira Música de Francisco Braga; letra de Olavo Bilac - Violão: Marco Aurélio Monteiro - fonte: http://www.youtube.com/watch?v=s_Qd3qjQp08)



     Nas manhãs de sábado nos juntávamos em frente ao portão de entrada. Diretor, alunos, professores, funcionários, todos ali, de pé, aguardando em silêncio. Sem microfones ou caixas de som o diretor abria a cerimônia. Fazia seus cumprimentos, dizia algumas palavras relativas à nossa vida escolar, e convidava um de nós -  alunos - para proceder ao hasteamento da bandeira. 

     Na sequência cantávamos o Hino Nacional...
  
     Naquela hora, observando os gestos, a postura e o semblante dos meus  mestres de ginásio à minha frente, pensava nos valores que tanto eles quanto o hino e a bandeira nacionais me inspiravam...   


("Hino à Bandeira" - Eliseu Visconti, 1940
fonte: http://farm7.staticflickr.com/6059/6242085172_fe10893d8b_z.jpg)


     Depois, éramos convidados a nos dirigir às salas de aula... 

     - "O que me ficou disso tudo?", eu me pergunto.

     Não sei... Sempre acreditei que minha pátria é minha família, e que ela se encontra onde se encontra o meu coração...

     Mas hoje de manhã, ainda deitado, ouvi pelo rádio um locutor saudar a bandeira pelo seu dia:

"Bandeira do Brasil (...) inspira-nos, sempre, com tua divisa Ordem e Progresso, fonte asseguradora da fraternidade e da evolução, ideais supremos da humanidade na marcha infinita através dos séculos. E recebe (...) o compromisso de fidelidade no serviço dos supremos interesses do grande País, de que és Símbolo Augusto, pleno de generosidade e de nobreza."

      E após pronunciar essas palavras, com tanta emoção, pôs para tocar o Hino à Bandeira*.

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
(REFRÃO)
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

(REFRÃO)

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

(REFRÃO)

Sobre a imensa nação brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão de Justiça e do Amor!       
 
     Ouvindo esse hino e essas palavras serem ditas, pensei no país que ainda precisa ser construído... Lembrei-me dos meus mestres de pé em frente à escola, braços distendidos no prolongamento das pernas, alguns com a mão direita aberta no lado esquerdo do peito, o olhar no horizonte...

     E ao me lembrar dessas coisas fiquei com a sensação de estar ouvindo alguém a me dizer: 

     - "Vamos lá, meu caro, levante, faça a sua parte. Você também pode ajudar a construir o nosso país...

6 comentários:

  1. saudosa lembrança também pra mim... No Liceu, de ao invés do Hino Nacional a Fanfarra do qual eu tocava a Caixa, executava a Marcha Batida. Muito semelhante sua descrição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, Salviano, há tanta coisa a ser contada... Obrigado pelo comentário. Grande abraço.

      Excluir
  2. COMO SEMPRE BELA REFLEXÃO. O QUE FALTA HOJE É O COMPROMETIMENTO, RESPEITO E TRABALHO DOS NOSSOS GOVERNANTES.
    SÓ TEMOS O PASSADO PARA NOS ESPELHAR, O HOJE NOS ENVERGONHA.
    REALMENTE TEMOS QUE LEVANTAR E FAZER A NOSSA PARTE, PARA RECONSTRUIR ESTE PAIS.

    ResponderExcluir
  3. Caro Elias, como sempre é muito bom ler e refletir dentro das suas palavras. Infelizmente no nosso Brasil está TUDO IGUAL-TUDO IGUAL, NOVA ELEIÇÃO, NOVA PREOCUPAÇÃO. NOVO PRESIDENTE,
    TUDO IGUAL, IGUALMENTE!
    Não será desta vez
    que o ideal supera a razão. Continuará assim:
    NEM TÃO BEM NEM TÃO MAL
    TUDO IGUAL, TUDO IGUAL.
    O futuro estará dentro de nós? A esperança estará dentro do coração da juventude? Acredito na justiça, na verdade, na tolerância da humanidade.
    E assim vamos fazer nossa parte!!!
    Valeu amigo!!!
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Wildon... sigamos fazendo nossa parte: muito do Brasil começa dentro de nós.'. Abração, tríplice e fraternal.

      Excluir