terça-feira, 23 de setembro de 2014

"GENESIS"


(Visita aos trabalhos de Sebastião Salgado em "Genesis", no CCBB, em Brasília - foto: arq. pessoal - set/14)

                                              "As coisas só atingem a plenitude da beleza quando,
                                               dotadas de significados comuns,
                                               passam a ser compartilhadas."
                                                              (Barão do Sapucaí)

     Sebastião Salgado é um premiadíssimo fotógrafo brasileiro. Graduado em Economia, teve que deixar o Brasil em 1969 em decorrência de seu engajamento político. Foi para Paris e, de lá, em função de seu trabalho, viajou muito pela África. Nessas viagens fez diversas sessões de foto que o inspiraram ao ponto de querer tornar-se fotojornalista - o que efetivamente aconteceu.

     De seus trabalhos resultaram diversos livros que traduzem, com leveza e poesia, o nosso planeta, a condição humana, nossa relação com o trabalho e com a natureza*.

     Internacionalmente reconhecido, diversos de seus trabalhos foram organizados em exposições que percorrem o mundo todo.

     E foi conhecendo e admirando sua história e seu engajamento com as questões cruciais da humanidade que, no último final de semana, fui visitar "GENESIS" em Brasília - exposição na qual Salgado, pelos seus olhos e pelas suas fotos, nos leva ao encontro de montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias e animais.

     Depois de ter feito "Êxodos", mostrando o deslocamento de populações pelo mundo em virtude de más condições de vida, pobreza e destruições causadas pelo próprio homem, penso que o Salgado quis mostrar em "GENESIS" a possibilidade de reconstrução do nosso planeta, tal como já foi um dia.**  

     Lélia Wanick Salgado, curadora da exposição e esposa do Sebastião, em poucas palavras nos dá uma visão do que está em "GENESIS"***:

"'GENESIS' é uma jornada em busca do planeta como existiu, desde sua formação e em sua evolução, antes que a vida moderna se acelerasse e nos afastasse do núcleo essencial". 

     E ela continua:

"Ao invés de colocar os holofotes nas consequências da poluição e das alterações climáticas sobre a terra, o mar e o ar, Salgado nos oferece um poema de amor, com imagens que exaltam a majestade e a fragilidade do nosso planeta." 

     Senti-me privilegiado por poder passar com meu filho um dia inteiro em viagem pelo planeta através das fotos do Sebastião Salgado em "GENESIS".

(Entrada da exposição - foto: arq. pessoal - set/14)


(Eu e Gabriel - Área externa da exposição com painéis enormes de algumas fotos - arq. pessoal)

     Desde a Antártica


(Antartica - foto: Sebastião Salgado - fonte: http://www.wissenschaft-shop.de/Themenwelten/Raetsel-Erde-Geo-Wissen/Sebastiao-Salgado-Genesis-35-5-cm-das-Fotokunstbuch-des-21-Jahrhunderts.html)

às terras do Norte,

(Península de Yamal - Sibéria, Rússia - foto: Sebastião Salgado - fonte: http://www.wemadethis.co.uk/blog/2013/04/sebastiao-salgados-genesis/)

passando por  paisagens vulcânicas e populações da Indonésia,

(Chefe guerreiro - Pápua-Nova Guiné - foto: Sebastião Salgado - fonte: http://colunas.revistaepoca.globo.com/viajologia/2013/05/29/genesis-salgado/)

por imagens da África,

(Elefante no Parque Nacional de Kafue, Zambia - foto: Sebastião Salgado - fonte: http://photos.uol.com.br/materias/ver/75158)

amazônia e pantanal, 

(Rio Juruá, Amazonas, Brasil, 2009 - foto: Sebastião Salgado - fonte: http://weird-fishes.com/2013/08/19/a-genesis-da-fotografia-brasileira/)

... a exposição - constituída por 245 imagens separadas pelas sessões "Amazônia e Pantanal", "Terras do Norte", "África", "Santuários" e "Planeta Sul" -  é de fato um "poema de amor" à natureza e ao nosso planeta.

     Para quem consegue olhar com vagar e com os olhos do coração, cada uma das fotos na exposição é uma experiência transformadora - como sinto que foi para mim.

("Olhando com vagar..." -  foto: arq. pessoal)

     Da mesma forma, estou certo de que foi um grande privilégio poder ter visto "GENESIS". 

     Por fim, como "a beleza só atinge sua plenitude quando compartilhada", deixo aqui um pouco das emoções que senti ao visitar o nosso planeta em seu estado natural, viajando pelas lentes abençoadas do admirável Sebastião Salgado. 

(CLIQUE PARA OUVIR O SEBASTIÃO SALGADO FALAR DE "GENESIS")



*Obras de Sebastião Salgado: "Trabalhadores" (1996); "Terra" (1997); "Serra Pelada" (1999); ""Outras Américas" (1999); "Retratos de Criânças do Êxodo" (2000); "Êxodos" (2000); "O Fim do Pólio" (2003); "Um Incerto Estado de Graça" (2004); "O Berço da Desigualdade" (2005); "África" (2007); "Gênesis" (2013). 
**Tal como foi feito em sua propriedade rural em Minas Gerais a qual, desmatada por proprietários anteriores, foi totalmente reflorestada e revitalizada - tal como havia sido.
***Texto contido no folheto ilustrativo da exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário