sábado, 1 de novembro de 2014

O SHOW DA VERÔNICA (ou "O CARLOS E A FLÁVIA NA ÁGORA")




     - "É na ágora que as coisas acontecem!"

     Sob esse argumento um tanto quanto complicado a Denise conseguiu tirar-me do sofá de casa. Juntos, fomos à pé a uma doceria.

     Entre um quindim e uma queijadinha encontramos alguns amigos. Dentre eles o Carlos e a Flávia - um casal que conheço há alguns anos, e que tem por decreto divino alegrar a cidade e os amigos com seus sorrisos e sua simpatia. Sempre que os vejo fico meio acanhado por não conseguir retribuir da mesma forma todo carinho e atenção que eles dedicam a mim. No entanto, parece-me que eles já se acostumaram com a minha cara amarrada e aprenderam a me aceitar assim mesmo.

     Mas o que me encantou nesse encontro foi ver a disposição e alegria de ambos: com cartazes embaixo do braço, percorriam a cidade divulgando um evento musical.

     Para que vocês que me leem me entendam melhor, preciso explicar que tanto o Carlos quanto a Flávia cantam e tocam violão. E especialmente por isso, já estivemos juntos muitas vezes assistindo apresentações musicais. Foram shows de artistas renomados no teatro Pedro II, apresentações musicais em praças públicas, em eventos fechados, e em botecos da cidade. 

     Mas, em especial, nossos encontros mais gostosos acontecem em sua casa quando recebem grupos de amigos. Lá o violão é sempre abraçado por todos os braços para que cada um toque e cante o que quiser. Até eu, quando estou lá, tenho esse direito!

     E nesse ambiente musical a consequência não poderia ter sido outra: influenciaram o bom gosto do filho e das filhas a ponto tal que uma delas - a Verônica - fez dos palcos musicais o seu lar. Depois de ter se formado em Arquitetura, a Verônica estreou como cantora profissional em 2004. Abriu shows e atuou como mestre de cerimônias de sambistas famosos; apresentou-se em casas de shows no Rio e em São Paulo; gravou programas de televisão dentre os quais o programa Ensaio da TV Cultura e o Som Brasil da Rede Globo. Além disso, já teve o Toquinho, a Beth Carvalho, o Francis Hime e muitos outros artistas como parceiros de palco. Como consequência disso já gravou quatro CDs - um deles de composições próprias.

(Verônica Ferriani - "Rosa", de Pixinguinha - CLIQUE PARA OUVI-LA CANTAR)

     Eu a vi se apresentar diversas vezes. Em todas elas a Verônica esbanjou simpatia e talento, fazendo do palco a sala de estar de sua própria casa. Há pouco, no projeto "Novas vozes do Brasil", e à convite do Itamaraty, apresentou-se na Colômbia, Portugal, Espanha, Rússia, Japão e Israel.

     E eram justamente os cartazes de divulgação de um show da Verônica, cantando serestas e sambas, programado para o dia 13 de novembro no Teatro Pedro II em Ribeirão Preto, que o Carlos e a Flávia tinham debaixo do braço quando os encontrei na doceria. 

     Ao nos despedirmos, depois de abraços e histórias, eu disse a eles que a Denise e eu estaremos no show... E ganhamos deles os mesmos sorrisos simpáticos de sempre - os quais foram retribuídos na mesma proporção e da mesma forma pela Denise. Quanto aos meus, se eu não consegui estampá-los com a mesma intensidade em meu rosto, sei que eles conseguiram enxergá-los assim no meu coração.       

2 comentários:

  1. Você, Elias, nos comove com suas palavras, com nossas histórias e ainda, de leve e profundamente, conta exatamente as passagens da vida da nossa Verônica. O querer bem nosso, da Denise e seu e mais o nosso é antigo e verdadeiro. Permanece. Sorrisos nada mais são do que o reflexo desse sentimento. E vocês têm um coração grande, aberto, acolhedor... Todos sabemos que é assim.
    Agradeço, de coração, o carinho com que elaborou todo esse texto, o cuidado para escolher as imagens, as lembranças, os fatos de hoje cedo... Ficamos felizes. Um belo presente para este dia primeiro de novembro. Obrigada. E um grande abraço nosso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, muito obrigado pela sua visita ao blog e pelas suas palavras. É uma delícia falar e escrever à respeito de música - e em especial ter amigos que são pais de uma artista talentosíssima.

      Excluir