quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

BRIDGE OVER TROUBLED WATER*



(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR ENQUANTO LÊ)
("Bridge over troubled water", composta por Paul Simon, do disco de 1970 com o mesmo nome, gravado por Paul Simon e Arthur Garfunkel (Simon and Garfunkel).



     Alguns momentos, de tão especiais que são, servem para nos mostrar que estamos muito além de nós mesmos; que nossos gestos, nossos atos, nossas palavras, permanecem no coração de quem nos observa - em especial quando estamos na condição de orientadores. Digo isso porque, ao ouvir uma música hoje, revivi algumas de minhas histórias.

     Ainda adolescente fui aos Estados Unidos na condição de estudante. E como tal, frequentei colégio. Dentre as disciplinas obrigatórias que cursava, Biologia era uma delas. Acontece que com Biologia eu não tinha nenhuma afinidade. E, para agravar, meu inglês era muito limitado. Assim, a dificuldade para acompanhar o curso era imensa.

     Durante as aulas, Mr. Mitrovich, o professor, costumava colocar música bem baixinho. E “Bridge over troubled water” era frequente. Então eu, “olhando” a aula, passava todo o seu tempo atento à música. E por intermédio dela fazia muitas viagens.

     “Bridge over troubled water” foi feita para uma jovem que estava começando a viver sua liberdade, e que estava se dando conta das dificuldades que naturalmente começavam a lhe aparecer. E o autor, na música, tenta estimulá-la a ter força e determinação para vencer obstáculos e seguir seu próprio caminho.

("Charing Cross Bridge" - Monet, 1900. Fonte: http://www.wikiart.org/en/claude-monet/charing-cross-bridge-overcast-weather)

     Na letra da música os problemas foram representados por um rio de águas turbulentas que precisava ser atravessado. E para que os problemas não impedissem a jovem de fazer suas conquistas, o autor lhe dizia que estaria ao seu lado para prestar qualquer auxílio.

     “Bridge over troubled water” é uma canção com três estrofes e que fala de solidariedade. Depois de mencionar situações que sugerem dificuldades, as duas primeiras estrofes terminam com “like a bridge over troubled water I will lay me down” (como uma ponte sobre águas turbulentas eu me estenderei). Com isso, o autor pinta uma imagem de alguém que servirá de apoio nas dificuldades. Na terceira estrofe, depois de incentivar a jovem a enfrentar a vida, o autor encerra dizendo que, como uma ponte sobre águas turbulentas, ele estará ali para tranquilizar a mente dela (“like a bridge over troubled water I will ease your mind”).

     Terminado o meu período de estudos nos Estados Unidos, e muitos anos mais tarde, fui contratado professor de inglês em um colégio. Em uma das aulas levei a letra de “Bridge over troubled water” para que meus alunos a traduzissem e fizessem a interpretação de sua mensagem. No final da aula coloquei a gravação da música em um aparelho de som, e sugeri que cantássemos juntos. Para minha surpresa, no início da segunda estrofe, uma das alunas levantou-se e cantou... e encantou. Todos nós – os demais alunos e eu – boquiabertos, nos calamos e ficamos ouvindo sua voz preencher todos os espaços daquela sala de aula. Foi um momento lindíssimo do qual jamais me esqueci.

     Muitos anos se passaram. Tive notícias dos destinos de vários alunos, mas nunca mais soube da minha aluna-cantora.

     Outro dia, em um bar com música ao vivo onde estávamos eu e a minha mulher, o violonista chamou ao pequeno palco sua esposa e a apresentou como arquiteta - e cantora nas horas vagas. Percebi que aquele rosto não me era estranho - e consegui identificar nele aquela aluna, naquela aula, naquele colégio.

     Pois ela pegou o microfone com segurança, sorriu com o coração, e cantou "Bridge Over Troubled Water". Ao final, não resisti de emoção. Certo de que não seria reconhecido, fui me apresentar a ela e cumprimentá-la. Mas antes mesmo que eu pudesse dizer qualquer coisa ela desceu do palco, chamou-me pelo nome, me abraçou, e agradeceu-me por estar ali... e especialmente por aquele momento, naquela aula, naquele colégio, há tantos anos.

11 comentários:

  1. Cara, cá está eu a me debruçar e lê sobre está linda composição de Paul Simon e me deparo com esta linda história. Os nossos pensamentos e nossos caminhos não são os de Deus (não sei se acreditas nele ou não) mas de alguma forma foste feliz(e seja sempre) nesta trajetória de aluno, professor e de incentivador para algo muito lindo e bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Josué. Muito obrigado pela visita ao blog, e especialmente pelo comentário. Um grande abraço. Seja sempre bem vindo!

      Excluir
  2. Que história linda. Essa música deve ter algum código de conexão... Pq eu vivi através dela algo muito parecido com sua história! Estou emocionada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que tenha mesmo, um código de conexão... no próprio texto isso ficou claro. Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário. Seja sempre muito bem-vinda.

      Excluir
  3. Professores assim fazem os dias da luta hercúlea de ensinar momentos inesquecíveis. Tive um professor, no inicio da decada de 90, que colocava sons do Metallica nas aulas de português no colégio, para os alunos ouvir de olhos fechados e depois redigir redações. Saíam textos incríveis. Mas, ouvindo Bridge Over Troubled Waters, sairiam poemas. Parabéns pela história simplesmente arrebatadora. Merecia um filme. Assim como o relacionamento de Paul Simon com a 'Silver Girl', que, depois de oferecer uma música dessas, o amor deveria durar pra sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre uma alegria muito grande ouvir ecos de nossas histórias de vida. Cada um guarda um universo maravilhoso dentro de si. Compartilhá-lo, sem medo de ser ridículo ou ingênuo, é uma forma de estendermos os braços e abrirmos o coração para nos construirmos juntos. Obrigado pelo comentário. Volte sempre.

      Excluir
  4. Me arrepiei com a sua história. Me fez lembrar de alguns professores que marcaram a minha vida. Parabéns professor Elias!!! Que você continue fazendo a diferença através dessa dura e doce missão de ensinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que precisamos estar bem atentos... observando, pensando... há tanta gente e tantas história precisando ser contadas... tudo e todos nos comunicam tanta coisa... Volte sempre! Obrigado, e um grande abraço.

      Excluir
  5. Ah que beleza é a vida.misteriosa.que presente! Novo reencontro, pq elos são mesmo feito pontes. Ontem antes de sair e lhe encontrar coloquei o vinil do simon e garfunkel e ouvimos bridge over trouble water. O Universo ! Seguimos ponte! obrigada pelo carinho de sempre professor.Guardo sua lembrança generosa com carinho.

    ResponderExcluir