quinta-feira, 31 de agosto de 2017

"SEULE"


CLIQUE NA SETA PARA OUVIR ENQUANTO LÊ
Céu - "Seule" (Pixinguinha/Vinicius de Moraes)


"Cante uma canção para me iludir"
(da letra de "Seule")


     "Seule" é uma valsa que está na trilha sonora de um filme nacional muito pouco conhecido: "Sol sobre a lama". Produzido na Bahia em 1963, o filme mostra uma tentativa de preservação de um canal que dá acesso a uma feira na cidade de Salvador - a Feira de Água de Meninos*. Ao mesmo tempo retrata a sociedade baiana e seus interesses no final dos anos 50 e início dos anos 60.

     Para fazer a trilha sonora, o seu diretor Alex Viany** convidou Pixinguinha e Vinícius de Moraes. Pixinguinha, sozinho, compôs diversas músicas para o filme, fez os arranjos, e dirigiu a gravação. Vinícius de Moraes, por sua vez, colocou letra em cinco delas: "Iemanjá", "Samba fúnebre", "Mundo melhor", "Lamento", e "Seule" - uma valsa, com letra em francês.

     Em carta*** a Vinícius, Alex Viany conta que um dia, passeando pela Feira de Água de Meninos, ouviu, vindo de um barraco miserável, uma sensível e sofisticada cancão francesa. Muito provavelmente - conjecturo eu - por parecer tão improvável o estado de miserabilidade encontrar expressão na delicadeza de uma canção, o Alex Viany relatou ao Vinícius e ao Pixinguinha aquele momento que havia vivenciado. E da sensibilidade apurada dos autores nasceu "Seule" - uma dulcíssima e ao mesmo tempo triste valsa.


"Depressão" - autor: HRubiales - pintura acrílica sobre tela
fonte: http://hroficinadeartes.blogspot.com.br/ 

     Sempre que a ouço sinto uma melancolia danada. Sua letra me faz pensar nas mulheres humilhadas, usadas, oprimidas, de que temos notícia todos os dias e que se espalham por esse mundão de meu Deus; sua letra me leva a pensar nas mulheres maltratadas pela vida, sem pais, sem filhos, sem ninguém, mas que, pelo simples fato de serem mulheres e, nessa condição, depositárias de todo amor da humanidade, ainda nutrem a ilusão de encontrar alguém que as faça sorrir e se sentirem amadas. 

Seule

Seule, seule
Seule même dans tes bras
Seule la nuit
Seule le jour
Rêvant un grand amour
Qui ne vient pas

Chante une chanson pour me bercer
Fais-mois, je t'en prie, tout oublier
Embrasse-moi, enlace-moi
Meurt en mon corps ton désarroi

Ah, si tu savais me faire sourire!
Je pourrais t'aimer jusqu'au délire
Mais mon amour
Mon pauvre amour
Je ne rêve pas de toi
Sozinha

Sozinha, sozinha
Sozinha mesmo em teus braços
Sozinha à noite
Sozinha no dia
Sonhando com um grande amor
Que não vem

Cante uma canção para me iludir
Faça-me, eu lhe imploro, esquecer tudo
Beije-me, me abraça
Que morre em meu corpo sua confusão

Ah, se você soubesse me fazer sorrir!
Eu poderia te adorar até a loucura
Mas, meu amor
Meu pobre amor
Eu já não sonho mais com você


___________________________
*"Feira de Água de Meninos" - já desaparecida em virtude de um incêndio. Nela, muitos dos feirantes construíam desordenadamente seus barracos e ali moravam. 
**Alex Viany - cineasta, roteirista, produtor, jornalista e ator. Como crítico cinematográfico brasileiro, morava nos EUA na época em que Vinícius de Moraes estava no posto de vice-consul em Los Angeles (1947). 
***lida por Betina Viany, filha de Alex Viany, no curta "Nós somos um poema" - em https://www.youtube.com/watch?v=qLYZi1Giw5Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário