quarta-feira, 15 de agosto de 2018

O PROGRAMA "ENSAIO", E A CAIXA DE PAPELÃO


CLIQUE NA SETA PARA OUVIR DURANTE A LEITURA
Lúcio Cardim, dele, "Matriz ou Filial"
https://www.youtube.com/watch?v=VQE12FfBLio


     Estou aqui, quieto, maravilhado, olhando para uma caixa de papelão que me foi endereçada. Fechada, ela traz, do lado esquerdo, o meu nome escrito em uma fita adesiva; do lado direito, o nome de um ser generoso, que confiou a mim a guarda temporária de um tesouro: Ricardo.


Fonte: arq. pessoal (2018)

     O Ricardo, além de outras virtudes, é membro de uma banda de jazz (e outros gêneros), que se reúne para ensaiar, em uma chácara, todas as segundas-feiras, à noite. Encontrei-o na loja do SESC-Ribeirão Preto, em uma manhã de sábado. Dentre o pouco que conversamos, ele me falou a respeito de uma coleção, da qual é possuidor, composta por oito caixas contendo livros e CDs, chamada "A música brasileira deste século, por seus autores e intérpretes". Durante a conversa, descobri que se tratava da gravação de muitos dos programas "MPB ESPECIAL" e "ENSAIO", produzidos pelo genial Fernando Faro*. Estes programas foram exibidos, inicialmente, nos anos 70, pela TV Tupi, e, a partir do final dos anos 80, pela TV Cultura. Após a morte de Fernando Faro, em 2016, a TV Cultura exibiu, por um tempo, reprises antigas do programa.

     O formato do ENSAIO é muito legal. Nele, o artista é mostrado em "closes"**, responde as perguntas que lhe são formuladas, canta, fala de sua trajetória artística e relembra casos vividos. Não se ouve a voz do entrevistador. Há intervalos preenchidos com o silêncio. Mas, de alguma forma, o silêncio aliado ao "close" também comunica: os movimentos das mãos do artista, sua expressão facial... tudo isso preenche o silêncio. Como resultado, nasce na gente, enquanto ouvintes ou telespectadores, uma certa cumplicidade com o artista. Lembro-me de ter assistido, nesse programa, o Vinícius de Moraes, o Cartola, o Dick Farney, a Nora Ney, o Lúcio Cardim, a Elis Regina e muitos outros. Foram programas antológicos. Nunca pude me esquecer dos que assisti. 

     Mas, só durante a conversa com o Ricardo fiquei sabendo que o SESC, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, havia editado um pacote - aliás, oito pacotes - contendo alguns dos programas gravados até o ano de 2003. Em cada pacote, contou-me o Ricardo, estão cerca de doze artistas - doze CDs. E mais - disse-me ele: além do CD contendo a gravação do programa, cada pacote traz também um livro com a transcrição da entrevista de cada um dos doze entrevistados (de cada pacote).

     Ali na loja do SESC, naquela manhã, não tive dúvida (Você teria?). Ao ouvir o Ricardo comentar sobre os oito pacotes com os programas MPB ESPECIAL e ENSAIO, pedi que ele me emprestasse tudo - todas as oito caixas, todos os CDs e todos os livros. E com urgência!

     Pois é isso que eu queria te contar, meu caro leitor. Ao receber hoje, logo de manhã, uma mensagem do Ricardo, via whatsapp, dizendo que havia deixado na portaria do prédio onde reside, como empréstimo, uma caixa com os pacotes de CDs (e livros) contendo os programas gravados e editados, passei por lá, antes mesmo de qualquer outro compromisso ou atividade programada para o dia, e peguei a tal caixa.

     Posso então dizer que sou um homem feliz. Tenho diante de mim uma caixa de papelão, e, dentro dela, um tesouro. Olho para a caixa e sinto no peito uma grande ansiedade: estou acompanhado de artistas e intérpretes brasileiros que fizeram parte de minha formação, e que agora vão me contar suas histórias... 

     Abro a caixa e começo ouvindo o Lúcio Cardim***...

__________________________
*Fernando Faro - (1927-2016) Fernando Abílio de Faro dos Santos, sergipano, foi um jornalista, produtor musical, e diretor de programas de televisão.
**CLOSE UP (do inglês, "com aproximação"), ou usualmente, somente CLOSE é uma expressão comum em fotografia, e que significa um plano onde a câmera está muito perto da pessoa ou objeto em questão, possibilitando uma visão próxima e detalhada.
**Lúcio Cardim - (1932-1982) cantor, compositor e boêmio, nascido em Santos/SP.

Um comentário: