sexta-feira, 25 de março de 2011

CONQUISTAS A DURAS PENAS


Depois de termos uma tartaruga misteriosa (Florentina) e um cachorro inquieto (Buck) morando em casa (na verdade, em apartamento), adotamos há mais de dez anos uma cachorrinha de raça não definida que vivia pelas ruas da cidade. Demos a ela o nome carinhoso de “Neguinha”. Dócil, porém esfomeada, está sempre nos rodeando humildemente à espera de qualquer coisa a mais para comer.

Não bastassem os dois primeiros animais que viveram em casa, mais a Neguinha que lá ainda vive, eis que um belo dia, chegando para almoçar, “dou de cara” com um passarinho em uma gaiola na janela da minha biblioteca. Sem saber que sua chegada iria acontecer, logo descobri pelos olhares dos meus filhos e da minha esposa que a intenção deles era de termos em casa, definitivamente, mais um bicho: uma calopsita branca de cabeça amarelada, provida de um grande penacho. Não me manifestei, não disse nada no susto do primeiro momento; mas já previa o sofrimento coletivo pelo curto período de tempo que o passarinho iria viver. Afinal a Neguinha já havia se postado diante da janela, “vigiando” atentamente cada movimento do mais novo morador do apartamento. Aos olhos dela aquele passarinho, que estava ali pendurado na gaiola feito um frango assado em forno de padaria, em nosso primeiro descuido seria uma bela refeição para sua fome incessante. A calopsita, para mim, estava com os dias contados... 

(Fonte: Meu arquivo pessoal - "O Pito", em cima da minha cama) 
  
        Sentando-me à mesa do almoço naquele dia, perguntei a respeito do passarinho, onde o haviam encontrado, como o haviam trazido para casa... Para minha surpresa fico sabendo que, em visita ao mercado, o passarinho foi comprado por noventa reais.

NOVENTA REAIS!! Fiquei muito chateado. Um baita desperdício!! Noventa reais por um bicho que não iria durar muito. Pelo menos a lógica me dizia isso.

 Naquele dia o almoço me desceu torto e engasgado. Noventa reais... Mas, os olhares dos meus filhos não me permitiram dizer o que eu estava de fato pensando. Aceitei calado o passarinho.

        Passados alguns dias, lendo sozinho na sala de casa sob os olhares atentos da Neguinha, ouço alguém assobiando bem perto de mim. Olhei espantado para a Neguinha, que levantou as orelhas ao perceber que alguma coisa estava acontecendo.

(Vídeo: Marcha militar, tema de "The Bridge Over Kwai River" (A ponte sobre o Rio Kwai - 1957, dir. David Lean, vencedor do Oscar de 1958)

         "Não, não poderia ser a Neguinha assobiando", pensei comigo mesmo. Afinal, cachorro não nasceu para assobiar.

        Para minha surpresa, vindo da minha pequena biblioteca, a calopsita em fortes e afinados pios, assobiava maravilhosamente, incansavelmente e repetidas vezes a música tema do filme “A Ponte do Rio Kwai”. Fiquei encantado! Noventa reais... Barato! achei “de graça” por aquela preciosidade. Não preciso dizer que, a partir daí, todos nós em casa passamos a assobiar “A Ponte do Rio Kwai” para inspirar o canto da calopsita.... aliás, do “Pito”, nome que a calopsita conquistou pelo seu belo canto.

        Mas, olhando aquele passarinho, tão frágil, tão afinado, e pensando na música “A ponte do Rio Kwai”, vejo uma grande incongruência. Ora, essa música é uma marcha militar. É algo que nos remete a soldados, a metralhadoras, a tanques de guerra, a prisioneiros construindo uma ponte, como no filme... Uma avezinha, tão frágil, assobiando algo que nos remete a algo tão bruto, tão pesado... Será que o Pito aprendeu aquela música para intimidar a Neguinha? Pode ser... Afinal, depois de algum tempo, o Pito acrescentou “Atirei o pau no gato” ao seu repertório. Penso que com isso estava dizendo à Neguinha que, além de estar armada militarmente com os soldados de ”A Ponte do Rio kwai”, também já havia dado pauladas em gatos... e que poderia muito bem fazer o mesmo com um cachorro....

Eta passarinho valente!

P.S.: O Pito já mora em casa há quatro anos.   

RP, 25mar2011

4 comentários:

  1. Tio Elias, nós não tinhamos conhecimento dessa história sobre a chegada do Pito!! hahaha estamos rindo muito com toda essa descrição que você fez!!
    Sempre achamos o pito um tanto quanto ameaçador... está tudo explicado: foi a Neguinha que deixou ele assim!!
    ADORAMOS! haha
    Beijos, Ana Raquel e Mariane

    ResponderExcluir
  2. pois é... estão vendo como a gente vai tendo boas surpresas e descobrindo as coisas? Obrigado pelo comentário. Beijo pra vocês.

    ResponderExcluir
  3. Pito é macho ou fêmea? Valente e sabido ou valente e sabida???? Alba.

    ResponderExcluir