terça-feira, 1 de março de 2011

NEVER BEFORE




(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR)
("This never happened before" - Paul McCartney, do CD "Chaos and Creation in the Backyard" - 2005)

Em 1967 os Beatles lançaram um disco maravilhoso, inclusive que é citado como o melhor e mais influente álbum da história do rock: “Sargent Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. Nesse álbum há uma música creditada a Lennon e McCartney, mas que é tipicamente McCartneana. Dizem os biógrafos que “When I’m sixty Four” foi escrita exclusivamente por Paul McCartney quando ainda era um adolescente. Essa música traz uma melodia que nos remete aos anos 20, 30, e em sua letra um jovem conta para a sua namorada seus planos de envelhecerem juntos, dizendo, perguntando e concluindo assim:

“Você ainda precisará de mim
quando eu ficar mais velho,
perdendo os meus cabelos,
daqui a muitos anos ?
Você ainda me alimentará
quando eu tiver 64 anos de idade?”

Numa madrugada chuvosa há alguns poucos anos ouvi um locutor de rádio comentando a letra dessa música. Dizia ele que quando o Paul McCartney a compôs ele fazia previsões para um futuro que imaginava longínquo, distante, que nunca chegaria, prevendo que ele mesmo estaria com a esposa, ambos velhinhos, ela tricoteando à beira da lareira, e ele consertando fusíveis, cuidando do jardim...  
Feito tal comentário o locutor mudou a entonação da voz e concluiu que o Paul McCartney havia falhado, que errou em todas as suas previsões; que não estava velhinho e passivo coisa nenhuma. Que, pelo contrário, estava completando naquele dia 60 anos de idade, na plenitude da criatividade, fazendo planos e coisas que maravilham e encantam... e colocou prá tocar HOPE OF DELIVERANCE, do álbum de 1993 com esse mesmo nome.
Acordei na manhã seguinte com a sensação de que ainda tinha muito o que fazer, e que me sentia disposto a tudo. Mas, depois de algum tempo, fiquei um tanto quanto desatento às coisas criadas no mundo da música.
Com a vinda recente do Paul ao Brasil, e com uma visita de final de ano ao meu amigo D., colocamos para ouvir novamente o BAND ON THE RUN, de 1974, e cantamos NO WORDS FOR MY LOVE em altos brados, para desassossego da vizinhança.
Pois ainda agora, passeando pelo youtube, clico em THIS NEVER HAPPENED BEFORE (do disco “Chaos and Creation in the Backyard”, de 2005). Eu não conhecia essa música. Descobri o quanto é bonita, falando de coisas novas, de encontros novos, como que a fazer alertas de que há um sem fim de estímulos para aprendermos a olhar para a frente; que haverá sempre uma nova descoberta.
Sei que o Paul McCarney namorou, morou junto, casou-se ficou viúvo e divorciou-se. Teve três mulheres mais próximas. A primeira, Jane Asher, uma atriz e jornalista inglesa, com quem viveu por cinco anos. Depois, em 1969, casou-se com Linda Eastman, fotógrafa norte-americana falecida em 1998. Em seguida casou-se novamente em 2002 com a modelo Heather Mills, de quem divorciou-se em 2008. Nas minhas cogitações, quando o McCartney fez THIS NEVER HAPPENED BEFORE ele estava vendo nascer algo novo em função de desgaste no casamento com a Heather.   
Nessa música (THIS NEVER HAPPENED BEFORE), uma canção de amor, Paul McCartney fala de algo que nunca havia lhe acontecido anteriormente, que estar sozinho não é bom, e que os que se amam não deveriam seguir sozinhos. Vejo isso como um renascimento, como se a vida o estivesse convidando a viver, independente de fatos passados. Hoje, aos 69, o Paul McCartney nos mostra que ainda não está concluído, que ainda está podendo descobrir, maravilhar-se com pessoas interessantes, fazer novas amizades, encontrar novos amores... e que está compondo e fazendo shows maravilhosos.
Da minha parte, revejo o que sei e o que tenho aprendido. Concluo também que as coisas não estão prontas, que não estão encerradas; que eu, da mesma forma, não estou pronto, não estou concluído. Que há ainda muito por fazer; que cada dia, cada estímulo, cada descoberta é uma oportunidade para repensar, reavaliar, aprender e reacender anseios.
RP, 28FEV2011

3 comentários:

  1. E que CADA dia é um novo começo, né Mr. Elias? :) Lindo post, muita coisa nele me serviu para tentar olhar algumas coisas com outros olhos! :) êee nêgo bom, com um simples post me dá aula. Aprendo sempre com você!
    Um abraço!!
    Toninho

    ResponderExcluir
  2. É isso aí,Elias,se pensarmos que vamos envelhecer com a incrível "juventude" do Paul,com o que ele sabe da vida, com que ele já viveu e sentiu,com certeza seremos uns "velhinhos" com uma aurea fantástica, afinal é o que faz a música nesse caminho traçado por nós ,que somos apaixonados por ela, viveremos mais, pode até ser que não em anos,mas em intensidade!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Elias!!! Nada pode estar pronto,encerrado e acabado porque as situações vividas nos reconstroem a cada dia!!! E assim deve ser!!!
    Beijos

    ResponderExcluir