sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DEAR QUEEN: HERE WE GO !!


 ("Mull of Kintyre" - Paul McCartney - 1977)

Tem sido com muito entusiasmo e envolvimento que tenho me preparado, na qualidade de líder de um grupo de profissionais mais jovens, para participar do programa de Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE). O programa será desenvolvido no Reino Unido - mais especificamente na Inglaterra -, e terá a duração de um mês contado a partir do dia nove de setembro.

Nesse período seremos recebidos pelo Distrito 1030 do Reino Unido. Esse Distrito abrange uma área territorial no extremo Norte da Inglaterra, muito perto da Escócia, e compreende clubes da Grã Bretanha e Irlanda.

No período em que estivermos participando do Programa, a cidade inglesa de Newcastle-upon-Tyne será uma espécie de “comando central” de todas as nossas atividades. Pelo que sabemos, essa cidade prosperou e ficou conhecida por sua indústria de construção naval e de mineração de carvão. Hoje, a cidade é famosa pelas atrações de sua herança industrial e pelos projetos de reurbanização.

Pois partindo de RP no dia nove de setembro, chegaremos em Newcastle no dia dez. Já com toda programação elaborada pelos companheiros ingleses, cidade por cidade, período por período de cada dia, os locais que iremos visitar, a duração de  cada visita, os nomes, endereços e telefones dos r. que nos hospedarão, nosso Grupo partirá para iniciar o Programa já sabendo, inclusive, o que nos será servido no jantar do dia quatro de outubro em uma reunião - pois o cardápio já nos foi enviado para fazermos nossas opções! Tudo exatamente como temos guardado em nosso imaginário em relação aos ingleses: “all planned and perfect!”

 Pelo programa que recebemos, nosso Grupo será hóspede de seis R Clubs diferentes, em períodos diferentes, e em diferentes cidades da Inglaterra. São eles: R Club of Tyneside, RC of Stokesley, RC of Newton Aycliffe, RC of Seaburn, RC of Tynedale, RC of Berwick-upon-Tweed.

Do dia 16 ao dia 18 de setembro, inclusive, participaremos da Conferência Distrital comemorativa dos cem anos do Distrito 1030, a qual será realizada na cidade histórica de York. Nessa Conferência, teremos a responsabilidade de apresentar nosso Distrito, nossas atividades, e o nosso país. E é com muito orgulho e senso de responsabilidade que o faremos. Afinal, se por um lado temos a possibilidade de aprender muito do que é a Inglaterra e seu povo, por outro lado levamos em nossa bagagem um país alegre, rico culturalmente e por natureza, aberto para o convívio de todas as culturas e raças.

Dentro do programa há também a programação de uma estada de dois dias na cidade de Londres. Certamente com isso poderemos conhecer a dinâmica da capital inglesa com todas as suas características, tendo ao lado companheiros anfitriões envolvidos e comprometidos exemplarmente com os ideais do R. e de sua Fundação.

É, portanto, uma honra e uma responsabilidade muito grande essa de, juntamente com os Membros selecionados, representar nosso Distrito. Tenho a noção do que tudo isso representa, e do elevadíssimo grau de comprometimento e envolvimento que o programa requer.

Com o forte desejo de representarmos bem nosso Distrito – e, por conseguinte, nosso país -, eu e os Membros do IGE-Inglaterra partimos querendo observar, aprender, respeitar e compartilhar com muita gratidão tudo o que desde já nos está sendo oferecido para, quando regressarmos, podermos transmitir o resultado desse período aos nossos companheiros do Distrito 4540.

2 comentários: