quinta-feira, 15 de novembro de 2012

DESCOBRINDO PORTO ALEGRE




Pronto. Chegou do sebo, em cima da hora, via correio, o meu livro: “Traçando Porto Alegre” - textos do Luis Fernando Veríssimo e traços do Joaquim Fonseca. No feriado, é prá lá que vou: Porto Alegre! 

("Deu prá ti" - Kleiton e Kledir)

Quando viajo gosto de levar uma ideia e uma expectativa do que poderá ser visto. Assim os lugares ganham alma e me levam a uma dimensão muito diferente daquela que atinjo com o simples olhar. Por isso quero ler o livro antes de ir. Quero saber o que disseram o LFV e o Joaquim Fonseca. Já folheei várias páginas: o “Monumento ao Laçador”, o prédio dos correios e telégrafos, a escadaria que liga as Ruas Formosa e do Arvoredo, o teatro São Pedro, o Palácio Piratini, a Fonte Talavera de la Reina, e muita, muita coisa mais - são estruturas físicas transbordantes de vida. Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves, Júlio de Castilhos, Mário Quintana – todos nomes ligados ao Rio Grande do Sul que, dos livros de História e Literatura, renascem... Agora eu apenas vejo lugares e personagens no papel, nos textos e na imaginação... Logo mais, equipado com as imagens que serão criadas ao ler o livro, vou além, vou “straight to the point”(direto ao ponto), vou estabelecer laços de afeto com esse pedacinho do Brasil - e vou ver meu tio, tia e primas.

Por isso, com licença! O livro me espera: Desde agora, “Vou prá Porto Alegre, e tchau!”

RP, 12nov2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário