terça-feira, 15 de outubro de 2013

O PROFESSOR


(Professores do CENE Mal. Rondon em entrega de diplomas anos 70 - foto: postada por Marilúcia R. Caixe no facebook)

"O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudi-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O professor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo."
(Carlos Drummond de Andrade)


Ele entra, olha...
Alguns o percebem, outros riem;
outros ainda cochilam...

Ele cumprimenta, fala, pede... 
Alguns ouvem, alguns retribuem os cumprimentos com o olhar;
poucos atendem...

E com muita paciência,
sem perdê-la e sem perceber,
mesmo com a indiferença,
mesmo com as adversidades da vida, 

sua conduta, sua educação, sua maturidade, sua maneira de olhar,
seu jeito respeitoso de compreender seus alunos e suas carências,
vão transmitindo em silêncio, e de forma natural, 
os valores universais que só o exemplo ensina.  


(Cerimônia entrega de diplomas no CENE Mal. Rondon - anos 70 - postada por Áureo no facebook)



(CLIQUE PARA ASSISTIR - final do filme "Ao mestre com carinho" - 1967)


Ao mestre, com carinho *
(Black/London - Lulu)

Aqueles dias de estudante, de contar histórias e roer unhas se foram.
Mas na minha memória sei que sobreviverão para sempre.
Mas como você pode agradecer alguém que te tirou dos lápis de cera para o perfume?
Não é fácil... mas vou tentar.

Se você quisesse o ceu, eu escreveria no ceu com letras que planariam a mil pés de altura:
"Ao mestre, com carinho!"

Chegou a hora de fechar os livros, e os olhares demorados devem acabar.
E enquanto vou partindo, sei que estou deixando meu melhor amigo:
Um amigo que me ensinou a diferenciar o certo do errado, o fraco do forte
Isso é difícil de se aprender!
O que eu posso te dar em troca?

Se você quisesse a lua, eu tentaria pegá-la...
Mas eu prefiro, ao invés disso, 
Que você me deixe te dar o meu coração:
"Ao mestre, com carinho!"

* versão da letra de "To Sir, with love" - da trilha sonora do filme, de 1966, com o mesmo nome.

 (Profª Therezinha Deise e seus alunos - Grupo Escolar de Guará)

3 comentários:

  1. Querido primo
    Gostei muito desse texto "O professor". Como não tem autoria, suponho que seja seu. Estou certa? Também já sou sua seguidora. Adorei o nome do blog e o visitarei sempre. Beijos a todos. Estela

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Estela, pela visita, pela mensagem, e por passar a ser seguidora do "Ipê Amarelo". O texto inicial é meu sim. "Ao mestre, com carinho", logo abaixo, é a versão da letra inteira da música que coloco no vídeo (onde toca somente parte dela), e que foi tema do filme com o mesmo título (escrita por Black/London; fez sucesso na voz da contora Lulu). Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Imagens que aconteceram, que ficam, que marcam e que nos enchem de saudades. Importante, Elias, é resgatá-las com amor. Parabéns pelo texto e este filme é de tirar o fôlego, caro amigo.

    ResponderExcluir