terça-feira, 22 de dezembro de 2015

ABBEY ROAD RURAL


(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR ENQUANTO LÊ)
("Mr. Moonlight" - com o DUOFEL)


     A capa do disco Abbey Road dos Beatles é célebre - como célebres são os Beatles. Nela, o "quarteto fantástico" atravessa Abbey Road, em Londres, por uma faixa de segurança.


Capa do "Abbey Road"


     Minha amiga Guta publicou hoje de manhã, no facebook, uma leitura da famosa capa em versão rural: quatro galinhas atravessando o caminho da roça.

     Linda !

Resultado de imagem para quatro galinhas atravessando abbey road 
(imagem publicada pela minha amiga Guta no Facebook)
Fonte: https://www.pinterest.pt/ebalches/abbey-road/

     Adorei a publicação. Afinal, morro de amores pelos Beatles e também já tive o privilégio de atravessar a famosa rua pulando feito menino - e com o coração batendo forte.

(cruzando Abbey Road - foto: arq. pessoal - abril/15)

     Sou do interior; sou de Guará, uma cidadezinha onde há muitos caminhos de roça... por muitos dos quais já passei... E os Beatles, fantasiosamente, também! Pois o Philippe Kientzler** registrou muito bem o dia em que eles lá estiveram. Nesse dia imaginário, os Beatles atravessaram uma das ruas da cidade - a Rua José Bonifácio, creio eu. Os que os viram dizem que eles - os Beatles - estavam procurando o João, o Manu, o Zé Américo, o Zé Rubens e o Zé Bini, para irem "fazer um som" lá no quintal da casa do Daniel - o Dié.

(O dia em que os Beatles estiveram em Guará - postada por Regina Coelho no facebook - arte de Philippe Kientzler)

     E, como a travessia de Abbey Road, a travessia do caminho da roça, a minha travessia, e a travessia dos Beatles de uma das ruas de Guará foram feitas à luz do dia, faço essa postagem pensando na versão rural de "Mr. Moonlight*" gravada pelo Luiz e pelo Fernando (o DUOFEL)... e fico imaginando todas essas travessias sendo feitas sob a luz do luar... a luz do luar descrita nessa mesma canção - e que, inevitavelmente, pede a poesia de um "luar 'de' sertão".

______________________________
*"Mister Moonlight" (senhor luar) - é uma canção composta por Roy Lee Johnson que foi gravada pelos Beatles e lançada por eles no álbum "Beatles for Sale", de 1964.
**Philippe Kientzler - francês que, por questões afetivas, está sempre em Guará 

6 comentários:

  1. Adorei. Sem palavras para descrever o todo. A música linda, a criatividade do Philippe Kientzler, a linda fantasia dos Beatles ir na casa do Dié, e a sua foto cruzando a faixa. Tudo isso vem alegrar a gente nas vésperas do Natal. Obrigado amigo e um Bom Natal para vocês. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, João. Espero que os Beatles tenham encontrado vocês por aí no Natal, e que esse encontro tenha alegrado nossa cidade. Grande abraço.

      Excluir
  2. Este disco foi marcado pelo uso de novos recursos tecnológicos que estavam surgindo na época. um deles foi o sintetizador Moog, que começava a ser utilizado em maior escala dentro do rock. Ele possibilitava que virtualmente qualquer som fosse gerado eletronicamente. o Moog pode ser notado claramente em musicas como ¨Here Comes the Sun¨, ¨Maxwells Silver Hammer¨ e ¨Because¨. por seu trabalho em Abbey Road, os engenheiros de som Geoff Emerick e Phillip McDonald Ganharam o Grammy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Beguinho. Fico contente que tenha visitado o blog. Estes comentários enriquecem muito a postagem. Obrigado. Grande abraço.

      Excluir
  3. Muito legal sua postagem. As novas leituras para a travessia de Abbey Road são muito criativas.

    ResponderExcluir
  4. Ler ouvindo essa versão,me fez sentir quase presente,observando cada sena. Depois, muito bom ler comentários dos de lá:de láaaa, de Guará!

    ResponderExcluir