segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O QUINZE DE SETEMBRO E OS PILARES DA MINHA TERRA




                                                         QUO NON ASCENDAM ? 
                                                                       (Até onde chegarei?)
                                                         (inscrição no Brasão de Armas de Guará, SP)

 

 ("Brasão de Armas" - Guará, SP -
 fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%A3o_de_Guar%C3%A1 )


     15 de setembro é o dia de aniversário de fundação de Guará, minha terra natal. Desde que saí de lá para a universidade não sei como foi nem como tem sido comemorado esse dia. Lembro-me que havia um desfile escolar, jogos de futebol, gincana cultural. Às vezes as comemorações estendiam-se por alguns dias e a cidade embelezava-se toda para aniversariar...

     No ano de 1991, durante as festividades de aniversário da cidade, recebi da Prefeitura Municipal um convite para participar da cerimônia de descerramento de uma placa que atribuia o nome de um dos meus tios a uma escola. E lá estive eu.  
 



 
(Convite recebido - arq. pessoal)


     Olhando hoje o convite, fiquei me lembrando desse meu tio e das pessoas com quem conversei naquela noite durante a cerimônia.

     Meu tio era um intelectual e sonhador. Gostava muito de Guará; falava de Guará com paixão. Queria que o município oferecesse oportunidades de desenvolvimento e de cultura para toda a sua população. Vivia  inserindo e inspirando raciocínio crítico, educação, música, literatura, administração pública e participação política em todas as pessoas com quem conversava. Estar com ele era receber estímulos de conhecimento. Penso que foi justamente por ele ter sido assim que o Município decidiu atribuir a uma instituição educacional o seu nome: Náufal Antônio Mourani. Ele passaria a ser então, formalmente, uma referência para a população de Guará. 

     Durante a cerimônia, ao meu lado, o Sr. N. – um dos guaraenses mais respeitados -  dizia repetidas vezes que o Município fazia justiça a um grande pensador; que seu exemplo de bom guaraense precisava ser lembrado por todas as gerações. A professora C. cumprimentou-me dizendo que sentia muito orgulho de ter conhecido pessoalmente o Dr. Náufal, e que podia falar com propriedade a seu respeito para seus alunos; o Dr. J. aproximou-se de mim para me dizer que havia abraçado a advocacia em virtude dos ensinamentos recebidos do Dr. Náufal. Mas veio do B. o depoimento mais emocionado que ouvi: contou-me ele que, ainda jovem, lamentando sua condição econômica, foi alertado pelo Dr. Náufal que, em nossa cidade, vivíamos todos modestamente, mas que a verdadeira pobreza não era a material, mas sim a ignorância, a ausência de pensamento crítico e a omissão – e completou sua história dizendo-me que foi do Dr. Náufal que conseguiu recursos para que pudesse tornar-se professor universitário.

 (Escola Municipal Dr. Náufal Antônio Mourani - entrada - fonte: foto escaneada de "Guará - terra do sol", livro organizado por Leila Miria de Oliveira, Ed. Noovha America, 2006)

     Na última vez que estive em Guará passei em frente à escola. Não vi ali o seu nome, nem tampouco o do Dr. Náufal. No prédio funcionava um “Centro Comunitário”. Contentei-me em ver que a Administração Municipal, pela solidariedade, tem se preocupado com a população de Guará!

 ("Centro Comunitário" - foto: arq. pessoal, 2012)

     Mas, mesmo contente com o "Centro Comunitário", não consegui deixar de pensar: além de estar nas lembranças de quem o conheceu, por onde anda o nome do Dr. Náufal? Onde está instalada a escola? Quais cursos oferece? Quantos alunos tem? Quem são os professores? 

     As referências são sempre fundamentais para a nossa formação e para os que virão depois de nós. Como enche de encanto e orgulho, para Diamantina (MG), o nome Juscelino Kubitschek!; Getúlio Vargas para São Borja (RS)!; Arthur Bernardes para Viçosa (MG)!; Antônio Diederichsen e Zeferino Vaz para Ribeirão Preto (SP)!; Cândido Portinari para Brodowski (SP)!; Zequinha de Abreu para Santa Rita do Passa Quatro (SP)!...!! E o que significa trafegar pelas ruas e rodovias Tiradentes, Prudente de Moraes, D. Pedro I, Ayrthon Senna? Não são nomes quaisquer! São todos referências! O que todos representam ? o que nos inspiram ?

     Pois como guaraense também sou tomado de encanto e orgulho pelas minhas referências quando, estando lá, vejo estampado nas paredes o nome das escolas Nehif Antônio, Arthur Afonso Bini, Urbano Junqueira, Helena Telles Furtado! Quantos exemplos bons tenho ao rever em placas, paredes e muros nomes como Hassan Jorge Mourani, Dr. Francisco de Paula Leão, Américo Migliori, Dr. Jair de Paula Ribeiro, Rubens Siqueira Martins, Massuo Nakano - nomes atribuídos a escolas, ruas, bairros, e edifícios públicos de minha terra!

     A simples lembrança dos nomes de cidadãos-referências, em suas respectivas comunidades, aliado  ao conhecimento de seus feitos e exemplos, já são suficientes para nos orgulharmos, renovarmos nossas esperanças e energias para exercermos a cidadania com maior entusiasmo. 

     Penso que todas as comunidades e cada um de nós, individualmente, precisa de exemplos e de referências. Numa época em que tudo é descartável, em que pouco importa o valor das coisas, em que o preço e o imediatismo de resultados é o que conta, mais do que nunca é necessário espalharmos e propagarmos os bons exemplos e referências que temos  para podermos erguer nossas cabeças, cuidarmos da nossa autoestima e da nossa edificação interior. Afinal, quem se lembrará dos edificadores de nossas comunidades se os seus nomes e seus feitos ficarem escondidos ou forem apagados da memória, dos muros e das placas, pela poeira do tempo...? 
 

                                           (Dr. Náufal Antônio Mourani - foto: arq. de família)
 

5 comentários:

  1. Pois é Elias... vamos sempre lembrar desses ícones. E fazer com que os mais novos saibam quem foram e o que fizeram por nossa querida GUARÁ .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Joel. Temos nossos modelos e nossas referências. Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário postado. Grande abraço.

      Excluir
  2. Pois é Elias... vamos sempre lembrar desses ícones. E fazer com que os mais novos saibam quem foram e o que fizeram por nossa querida GUARÁ .

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto! É muito bom ver que vc saiu de Guará, mas suas referências continuam. Ter orgulho de sua cidade lhe torna mais sábio e patriota. Abraço conterrâneo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto! É muito bom ver que vc saiu de Guará, mas suas referências continuam. Ter orgulho de sua cidade lhe torna mais sábio e patriota. Abraço conterrâneo!

    ResponderExcluir