quarta-feira, 3 de julho de 2013

ELE NÃO É UM PESO, ELE É MEU IRMÃO


(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR)
(The Hollies - He ain't heavy, he is my brother)



Do talento, da sensibilidade e da delicadeza humanas nasceu essa música: "He ain't heavy, he's my brother". Gravada pelo grupo "The Hollies" em 1969, fez muito sucesso no início dos anos 70. Foram muitas as vezes que a ouvi por acaso. Um dia comprei o "compacto" e a pus prá tocar até me cansar. O meu disco sumiu... mas nunca, nunca em todos esses anos que a ouvi e cantei "mecanicamente" havia me atentado para suas palavras.

Há pouco tempo, em uma madrugada, enquanto tentava dormir, eu a ouvi baixinho pelo rádio. Acordei no dia seguinte "com a música na cabeça", tentando decifrar a mensagem que ela transmitia. Colhi uma por uma de suas palavras, montei as frases, e a compreendi: não era uma "água com açúcar" qualquer feita unicamente para os muitos "bailinhos" de antigamente; mas trazia uma mensagem de amor, de solidariedade, de doação - feito um conto de Natal. 

Na postagem de "He ain't heavy..." acima, no youtube, li essa historinha: 

O fato que inspirou essa canção é o seguinte:
Certa noite, em uma forte nevasca, na sede de um orfanato em Washington DC, um padre plantonista ouviu alguém bater à porta. Ao abri-la ele se deparou com um menino coberto de neve, com poucas roupas, trazendo em suas costas, um outro menino mais novo. A fome estampada no rosto , o frio e a miséria dos dois comoveram o padre.
O sacerdote mandou-os entrar e exclamou :
- Ele deve ser muito pesado.
Ao que o que carregava disse:
- Ele não pesa, ele é meu irmão. (He ain't heavy, he is my brother) 
Não eram irmãos de sangue realmente. Eram irmãos da rua. O autor da música soube do caso e se inspirou para compô-la . E da frase fez-se o refrão. 
Esses dois meninos foram adotados pela instituição"Missão dos Orfãos", em Washington, DC

Porque a música me reapareceu de repente, e porque a sua redescoberta me trouxe sentimentos bons eu não sei. Talvez tenha trazido o sabor da juventude daquele tempo... Ou talvez tenha vindo para me alertar de que as mensagens nascidas da realidade do nosso mundo precisam ser conhecidas e avaliadas; e que principalmente continuem tocando o coração de quem as ouve: isso dá sinais de que não estamos anestesiados. Por isso eu a coloco para tocar novamente, releio sua letra e, sensibilizado, eu a compartilho por intermédio dessa postagem.  




He Ain't Heavy, He's My Brother
(Scott/Russell)


The road is long

With many a winding turn

That leads us to who knows where

Who knows when

But I'm strong

Strong enough to carry him

He ain't heavy, he's my brother



So on we go

His welfare is of my concern

No burden is he to bear

We'll get there

For I know

He would not encumber me

He ain't heavy, he's my brother



If I'm laden at all

I'm laden with sadness

That everyone's heart

Isn't filled with the gladness

Of love for one another



It's a long, long road

From which there is no return

While we're on the way to there

Why not share

And the load

Doesn't weigh me down at all

He ain't heavy, he's my brother

He's my brother

He ain't heavy,

he's my brother...

Ele Não É Um Fardo, Ele É Meu Irmão


A estrada é longa

Com muitas curvas sinuosas

Que nos leva quem sabe onde

Quem sabe onde

Mas eu sou forte

Forte o bastante para carregá-lo

Ele não é um peso, ele é meu irmão



E assim continuamos

Seu bem-estar é a minha preocupação

Não é um fardo carregá-lo

Nós chegaremos lá

Pois eu sei

Ele não seria um estorvo para mim

Ele não é um fardo, ele é meu irmão



Se estou absolutamente sobrecarregado

Estou sobrecarregado de tristeza

Que o coração de todos

Não está repleto de alegria

De amor, de uns pelos outros



Esta é uma longa longa estrada

Da qual não há retorno

E enquanto estamos a caminho dela

Por que não partilhar?

E a carga

Não vai me pesar absolutamente

Ele não é um fardo, ele é meu irmão

Ele é meu irmão

Ele não é um fardo

Ele é meu irmão



Nenhum comentário:

Postar um comentário