sexta-feira, 15 de julho de 2011

AO QUE VAI PARTIR



(Avião decolando. Fonte: http://www.avioesemusicas.com/2010-decolando.html)


     Um dia, depois de algum tempo em uma terra distante, chega o momento de voltar. Nas difíceis horas de despedidas há dificuldades de se dizer coisas simples, em especial quando há a noção de que o “até mais” significa “dificilmente uma outra vez...”.

     Um dia, numa hora dessas, um grupo de amigos adolescentes chega, aperta as mãos do que vai partir, abraça-o, e vai embora. Ninguém diz nada. Todos sabem que uma fase se encerra. Em seguida alguém do grupo dá um telefonema ao que vai partir, pede a ele que às tantas horas sintonize o rádio na estação local, que uma música falará pelo grupo aquilo que o grupo não conseguiu dizer...

     Aquele que vai partir fecha as malas, o táxi o aguarda em frente ao portão. Antes, na hora indicada, liga o rádio. Ouve atento a música que a ele foi dedicada.


(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR)
("You've got a friend" - James Taylor/Carole King)

     "You've got a friend", James Taylor...

     Não contém a emoção, engasga, engole, chora, olha pela última vez  a casa onde viveu e vai embora. Nunca mais volta, nunca mais é o mesmo. 

("Antes de partir" - Aeroporto de Los Angeles, 1974 - foto: arq. pessoal)


     No avião, antes de decolar, o passageiro ao lado lhe pergunta: “and now, where are you going boy?*” Muitos anos passados, o que partiu repensa na pergunta que lhe foi feita, e a refaz para si mesmo: “and now, where has that young boy gone?**”... e percebe que não tem resposta...

________________________________________________
* tradução: "e aí, aonde você vai, garoto?"
** tradução: "e aí, para onde aquele garoto foi?" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário