sexta-feira, 15 de julho de 2011

AO QUE VAI PARTIR



(Avião decolando. Fonte: http://www.avioesemusicas.com/2010-decolando.html)


     Nas difíceis horas de despedidas há sempre muita dificuldade para se dizer coisas simples, em especial quando há a noção de que o “até mais” significa “dificilmente uma outra vez...”.

   Mas, há muitos anos, depois de algum tempo em uma terra distante, o momento de voltar havia chegado. 

     No dia da partida um grupo de amigos adolescentes foi visitar aquele que ia partir. Todos o abraçaram, apertaram suas mãos, e foram-se. Ninguém disse nada. Todos sabiam que uma fase se encerrara. Minutos depois, alguém daquele grupo deu um telefonema àquele que ia partir, pediu a ele que na hora seguinte sintonizasse a estação de rádio local, que uma música falaria pelo grupo aquilo que o grupo não havia conseguido dizer...

     Aquele que ia partir fechou as malas. O táxi o aguardava em frente ao portão. Antes, porém, na hora indicada, ligou o rádio. Ouviu atento a música que a ele havia sido dedicada pelos seus amigos.


(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR)
("You've got a friend" - James Taylor/Carole King)

     "You've got a friend", James Taylor...

     Não conteve a emoção, engasgou, chorou diante do rádio, olhou pela última vez a casa onde vivera naqueles últimos meses, e partiu. Nunca mais voltou, nunca mais foi o mesmo. 


("Antes de partir" - Aeroporto de Los Angeles, 1974 - foto: arq. pessoal)


     No avião, antes da decolagem, o passageiro ao lado daquele jovem que estava partindo perguntou-lhe: “and now, where are you going boy?*” Muitos anos passados, aquele jovem que havia partido refez para si aquela pergunta: “and now, where has that young boy gone?**”... e percebeu que não sabia a resposta...

________________________________________________
* tradução: "e aí, para onde você vai, garoto?"
** tradução: "e aí, para onde aquele garoto foi?" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário