sábado, 30 de julho de 2011

PASSAGEM PARA O MÉXICO

(El Gato Montez - Orquestra Taurina - "Las Ventas")


Sentado no sofá da "mansinha", antiga sede de fazenda, ouvia meu tio narrar o que se passava em uma “Plaza de toros” em uma tarde na Cidade do México. Havia todo um ritual para isso: o uísque, a escolha do disco, a posição central entre as duas caixas de som. E assim dizia ele: 

“Prontos señores ? ... entonces, a La Plaza de toros!”. 

E colocava para ouvirmos a “Banda Taurina”, com o som tão alto que ia além das janelas, cruzava a varanda e seguia ao longe, pela estrada de terra... E ficávamos ali ouvindo-o descrever uma tourada, as cortesias iniciais, o desfile dos cavalos, a entrada do toureiro, do touro, a pega propriamente dita, cena a cena, embalado pelas 12 músicas gravadas no disco. 

O encanto da descrição acontecia desde o início. Mas pela maravilha do seu aparelho estéreo PHILIPS, a entrada do touro na arena, quando ele enfurecido “passava” de uma caixa acústica à outra, de uma ponta à outra da sala, era um momento especial... especialíssimo. Acompanhávamos isso como se estivéssemos sentados, em uma tarde ensolarada da cidade do México, nas arquibancadas de uma “Plaza de toros”...

Depois visitei a cidade de Tijuana em 1974, a primeira cidade na península da Baja California depois da fronteira com os Estados Unidos; a alegria nas ruas, o movimento nas calçadas, nas lojinhas, o tratamento especial que eu recebia ao tomarem conhecimento de que eu era brasileiro. Os mexicanos escalavam com encanto a seleção brasileira de futebol; queriam saber do Jairzinho, do Rivelino, além do Pelé, é claro, jogadores que haviam conquistado a simpatia de Guadalajara, e passado para a eternidade esportiva pelo desempenho na Copa do Mundo de Futebol de 1970, no México. 


(Mariachi Vargas - "El Jarabe Tapatio")


Anos depois, já casado, retomei esse encanto pela alegria e garra do México quando, em uma loja de discos, encontrei “FIESTA EN MEXICO”: uma coletânea de músicas tradicionais mexicanas com MARIACHI MIGUEL DIAS. Como fazia meu tio, eu também, sem me dar conta disso, seguia o ritual para ouvir o disco, contando da dor sentida pelo pardalzinho que libertou uma calandra (na letra da música “La Calandria”, abaixo transcrita), e descrevendo a quem quisesse ouvir as ruas e o povo mexicanos que eu tinha visto na cidade de Tijuana. 


(Mariachi Nuevo Jalisco - "La Calandria")


Recentemente, com essas imagens na cabeça, resgatei da tela do cinema e dos livros de História duas figuras notáveis: primeiro o BENITO JUAREZ, sério, sereno, de princípios nobres, seguidor dos ideais de Abraham Lincoln, que resistiu e derrubou o governo que a França queria impor ali na pessoa do imperador Maximiliano: com a firmeza de seus propósitos, ele conseguiu que fosse mantido o governo constitucional republicano. Depois, o EMILIANO ZAPATA, líder camponês que dedicou sua vida à reforma agrária e acabou morto em uma cilada. Aprendi a gostar de ambos.

Pois agora, meus amigos, retomo e reorganizo meus fantasmas com o mesmo encantamento das cenas passadas, somadas à beleza dos MARIACHIS, ao espírito dos libertadores Hidalgo e Morelos, e ainda à delícia recente das músicas do MANAH... Com os bilhetes de viagem nas mãos “y alegria en el corazón”, eu lhes digo: “Viva! México!" 


(Plaza de la Constitución com abandeira e a Catedral Metropolitana da Ciudad de Mexico - 
fonte www.bestday.com.mx)


LA CALANDRIA
(Mara Jose Quintanilla)


En una jaula de oro,
Pendiente del balcon,
Se hallaba una calandria,
Cantando su dolor.

Hasta que un gorrioncillo,
A su jaula llego,
"Si usted puede sacarme,
con usted yo me voy."

Y el pobre gorrioncillo,
De ella se enamoro,
Y el pobre como pudo
Los alambres rompi.

Y la ingrata calandria,
Despus que la saco,
Tan luego se vio libre,
Volo, volo y volo.

El pobre gorrioncillo,
Todavia la siguio,
Pa' ver si le cumplia
Lo que le prometio.

La malvada calandria,
Esto le contesto:
"a uste ni lo conozco
ni presa he sido yo."

Y triste el gorrioncillo,
Luego se regreso,
Se paro en un manzano,
Lloro, lloro y lloro

Y ahora en esa jaula,
Pendiente del balcon,
Se encuentra el gorrioncillo,
Cantando su pasión.

2 comentários:

  1. boa viagem! aproveitem muito por lá e traga muitas histórias na bagagem pra lermos aqui. Beijos, Paty

    ResponderExcluir
  2. Que delicia Elias aproveitem muito o passeio vc. e a Denise merece , tenho ctz que vc. vai ter muito o que contar . Boa viagem. Bjs

    ResponderExcluir