terça-feira, 10 de setembro de 2013

ARANJUEZ, MON AMOUR


CLIQUE NA SETA PARA OUVIR ENQUANTO LÊ
(VIDEO: Clique para ouvir o Richard Anthony)

     É realmente incrível o quanto a música mexe com a gente. Com ela sonhamos, viajamos, criamos e nos nutrimos de esperanças. Com a imaginação estimulada por uma música podemos tudo, fazemos tudo. E é bom que seja mesmo assim. Afinal, sem as fantasias a vida fica muito chata. Pois vejam só... 

     Eu era ainda muito jovem quando ouvi "Aranjuez mon amour" pela primeira vez. Tínhamos lá em casa um compacto simples; o cantor era Richard Anthony, em gravação de 1967. 


 (FOTO: "Tínhamos lá em casa um compacto simples" - fonte: http://bimg2.mlstatic.com/richard-anthony-aranjuez-mon-amour-vinil-compacto_MLB-F-193948441_3957.jpg)

     Como a letra, escrita por Guy Bontempelli*, era em francês e eu não tinha condição de entendê-la, debruçava-me em frente à vitrola e, olhando o disco girar, as imagens se sucediam a cada vez que ouvia a música. Ao longo dos anos, a imagem que a música me inspirou foi a de uma viagem aérea... uma viagem a lugares distantes, sobrevoando países, observando de cima seus edifícios, ouvindo seus sons e sentindo o pulsar de vida existente no povo de cada lugar por onde essa viagem acontecesse... uma viagem longa e compassada... 

     Estranho, pois tal imagem nada tem a ver com a letra da música, que fala de amor, de rosas e do tempo, muito embora tenha sido inspirada (a letra) em um triste episódio das Guerras Napoleônicas (1806-1808). Mas, talvez essa imagem me tenha vindo pelo andamento da música, lembrando um movimento lento e contínuo... a sequência do acorde inicial do violão, a melodia suave do instrumento de sopro que entra em seguida... 

     Só depois de ter ouvido o Richard Anthony é que fui descobrir, anos mais tarde, que "Aranjuez mon amour" havia nascido do segundo movimento do "Concierto de Aranjuez", composto pelo espanhol Joaquin Rodrigo em 1939.  



(FOTO: "Joaquin Rodrigo" - 1901-1999 - fonte: http://music.minnesota.publicradio.org/features/9907_rodrigo/images/rodrigo_older_lg.jpg)

     Dentre as músicas de que gosto, talvez essa esteja entre as cinco primeiras. Carreguei por muitos e muitos anos esse nome, "Aranjuez", sem saber o seu significado.

     Mas como as coisas sempre acontecem quando a gente menos espera, foi em uma reunião, há uns dez anos, por aí, que descobri o que é "Aranjuez". Eu estava em uma roda de amigos. Uma das amigas de minha esposa aproximou-se e apresentou-nos seu companheiro, natural da Espanha. Conversamos com ele sobre viagens, países e costumes. E ao falarmos sobre a Espanha, contou-nos que era natural de uma cidadezinha ao sul de Madri, chamada "Aranjuez".

     - "Aranjuez ? É uma cidade ? Caraca, não sabia disso!" - exclamei em voz alta.

(FOTO: Fonte de Vênus, Jardin de la Isla en Aranjuez - fonte: http://cecibustos.wordpress.com/2009/08/19/guillermo-carnero-capricho-en-aranjuez/)

     Todos ao meu redor se espantaram ao ver minha reação ao ouvir e repetir várias vezes o nome daquela cidade...

     - "Aranjuez... Aranjuez... 'Aranjuez, mon amour'"!, completei.

     Minha esposa e as demais pessoas que estevam naquele grupo não entenderam nada...

     - "Isso mesmo!", disse o companheiro da amiga, "foi por tudo que a cidade inspirou no Joaquin Rodrigo que ele compôs o 'Concierto de Aranjuez'".

     A partir daí, esclarecidos os comentários, a conversa no grupo passou a ter como tema o Joaquin Rodrigo, o Concierto de Aranjuez, e, inevitavelmente, a cidade de Aranjuez.

     Foi nessa noite, então, que descobri, que Aranjuez é uma cidade Medieval, com bosques e antigos palácios rodeados por jardins e fontes.

     Mesmo com tal descoberta, a viagem que sempre imagino, ao ouvir o "concierto", em nada foi alterada. Pelo contrário. Agora, ao ouvir o segundo movimento do "concierto", vejo também cavaleiros medievais, castelos, reis e rainhas sendo formados ao som do seu primeiro movimento.

     E, aliando a minha viagem, no segundo movimento, com os cavaleiros medievais do primeiro (movimento), o terceiro (movimento) acrescenta a imagem desses mesmos cavaleiros, em campos floridos, empunhando as bandeiras de seus reinos, em incansáveis passeios no entorno de seus castelos.

(FOTO: Palácio Real - Aranjuez - fonte: http://thelife-roadtrip.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html)

     O "Concierto" celebrizou o seu autor. Joaquin Rodrigo perdeu a visão ainda criança (aos quatro anos de idade), e faleceu em 1999 com 98 anos. Sua percepção da cidade de Aranjuez ficou traduzida nos sons e perfumes que sentia quando lá estava - e que lhe inspiraram o belíssimo "Concierto": o "Concierto de Aranjuez".

ARANJUEZ, MON AMOUR

 

Mon amour, sur l'eau des fontaines, mon amour

Ou le vent les amènent, mon amour

Le soir tombé, on voit flotter

Des pétales de roses

 

Mon amour et des murs se gercent mon amour

Au soleil au vent à l'averse et aux années qui vont passant

Depuis le matin de mai qu'ils sont venus

Et qu'en chantant, soudain ils ont écrit sur les murs du bout de leur fusil

De bien étranges choses

 

Mon amour, le rosier suit les traces, mon amour

Sur le mur et enlace, mon amour

Leurs noms gravés et chaque été

D'un beau rouge sont les roses

 

Mon amour, sèche les fontaines, mon amour

Au soleil au vent de la plaine et aux années qui vont passant

Depuis le matin de mai qu'il sont venus

La fleur au cœur, les pieds nus, le pas lent

Et les yeux éclairés d'un étrange sourire

 

Et sur ce mur lorsque le soir descend

On croirait voir des taches de sang

Ce ne sont que des roses !

Aranjuez, mon amour

ARANJUEZ, MEU AMOR

 

Meu amor, sobre a água das fontes, meu amor

Onde o vento as levam, meu amor

Ao cair da noite, vemos flutuar

Pétalas de rosas

 

Meu amor e paredes se desmancham meu amor

Ao sol, ao vento, à chuva, e aos anos que vão passando

Desde a manhã de maio que eles vieram

E quando cantando, de repente escreveram nas paredes com a ponta do seu fuzil

Coisas bem estranhas

 

Meu amor, a roseira segue os seus sinais, meu amor

Na parede e abraça, meu amor

Seus nomes gravados e a cada verão

De um lindo vermelho são as rosas

 

Meu amor, seque as fontes, meu amor

Ao sol, ao vento da planície, e aos anos que vão passando

Desde a manhã de maio que eles vieram

A flor no coração, pés descalços, o passo lento

E os olhos iluminados por um estranho sorriso

 

E nesta parede, quando a noite cai

Acreditaríamos ver manchas de sangue

São apenas rosas

Aranjuez, meu amor


*Guy Bontempelli (compositor e intérprete francês - 1940-2014escreveu a letra de "Aranjuez mon amour" inspirado em um episódio da Guerra Napoleônica de 1806-1808
pintado por Francisco Goya (espanhol): "O Três de maio de 1808" (fuzilamentos em Madrid)


41 comentários:

  1. Tudo que é belo, nascido das profundezas da beleza humana só produz e multiplica o que é belo. A criação do belo e maravilhoso no outro desabrocha ao ser tocado pelo belo... ao contrário disso é somente penumbra. Não há brilho, tampouco aroma como perfume inebriante do belo e iluminado. Desde criança ouvia Aranjuez mon amour, sonhava em tocá-la um dia, sonhei em cantá-la... passados mais de 40 anos, hoje a toco em violão e piano, consegui, e as lágrimas rolam pela minha face como que meu interior iluminado ainda na minha mocidade permanece até os dias de hoje... quando a interpreto para uma plateia seleta, os anjos de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso... Obrigado.

      Excluir
    2. Maravilhosa.Não me recordava dela até ouvir num concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia,aqui em Salvador,e imediatamente a memória afetiva reconheceu,foi há alguns anos e me descobri aprisionada na minha alma por esta belíssima e envolvente canção.

      Excluir
    3. De fato... essa é uma das grandes riquezas musicais da humanidade. Obrigado pela visita ao blog. Seja sempre bem vinda.

      Excluir
    4. Ouvi essa música pela primeira vez ao som do violino de David Garrett. Tocou a minha alma!

      Excluir
    5. imagino que essa sensação continue sendo a mesma, ainda hoje... Seja bem vinda ao blog. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    6. Para mi essa é a mais linda melodia do mundo!!!

      Excluir
  2. Gracias por posar una mirada tan entrañable sobre Aranjuez.
    Con tu permiso he puesto un enlace de mi blog al tuyo.
    Un saludo,
    Cecilio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas gracias, Cecilio, por sus palabras. Aranjuez ha sido para mi, sun nunca terla conocido, un verdadero paraiso - y todo por causa del Concierto de Aranjuez, de Joaquin Rodrigo. Un gran abrazo desde aqui de Brasil.

      Excluir
  3. Eu ouvia essa musica deitado na cama..posição fetal. Curtia uma tristeza profunda...e tinha apenas nove anos....ate hj a tenho na cabeça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parafraseando uma frase de um fado, "não se ouve "Aranjuez, mon amour" impunemente"! Obrigado pelo comentário postado. Seja sempre bem vindo ao blog.

      Excluir
  4. Nunca é tarde para se descobrir o que é belo, em 2017 ao assistir um filme de terror muito ruim com telly savallas na decada de 60 ou 70 tocava essa musica fui pesquisar e descobri uma das mais belas canções que já ouvi e mais fascinado ainda ao ouvir a versão cantada pela minha favorita de todo o sempre a grande cantora DALIDA uma união mágica inesquecivel..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mauro, mesmo nas manifestações artísticas que não nos agradam tanto, como no caso do filme, há sempre algo de bom. Claro que a iniciativa da busca depende muito de cada um. E você, tomando iniciativa de pesquisa, encontrou o belo acobertado em um filme de terror. Quanto à Dalida, marcou época... memorável a gravação de "Paroles, paroles..." que ela fez com o Alain Delon. Vale conferir. Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário. Seja sempre bem vindo.

      Excluir
  5. Ele mesmo cego aprendeu a tocar piano a partir de 4 anos de idade?
    Esta revelação e reportagem sua é preciosa...parabéns Elias.

    ResponderExcluir
  6. "Aranjuez, Mon Amour" tem grandes interpretações instrumentais, como a de Paco de Lucia e a do nosso Dilermando Reis. As duas, inesquecíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, as duas mencionadas são perfeitas. Obrigado pelo comentário. Seja sempre bem vindo/a.

      Excluir
  7. Ótimo artigo. Eloquente, fluído e amigável. Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  8. Sempre ouvi o Concerto de Aranjuez Adágio para mim uma música transcendental. Adoro e me faz muito bem. A música não tem barreiras. Nos eleva qdo tem qualidade.

    ResponderExcluir
  9. Ok. Bela história. Mas afinal o que significa aranjuez? Uma cidade espanhola nao é resposta...apenas explica a origem da inspiracao do compositor. É uma palavra de origem grega, latina, germanica, árabe, etc...que significa...acho que será aí que saberemos o seu significado. Alguém esclarece?

    ResponderExcluir
  10. Grata pelos esclarecimentos. Sempre desejei saber o significado de "Aranjuez." Assisti o concerto completo, aqui em Salvador, no Teatro Castro Alves, há mais de 20 anos. Dizem que, os melhores presentes vêm em pequenas caixas, o meu,veio,de um desconhecido, sequer sei seu,nome. Um ingresso para um concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia, retribuindo-me uma gentileza.
    Depois de sonata ao luar, considero a música mais bela do mundo. A lembrança, é um dos meus maiores tesouros, ladrões não roubam e nem traças ferrugem destroem. Levarei para a eternidade em minhas fotografias mentais. 🎻🎶👉👏🙏
    Guacira Leda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Guacira pelos seus comentários. De fato, esse segundo movimento do "Concierto de Aranjuez" é, na minha opinião, uma das maiores belezas produzidas pela genialidade humana. A "Sonata ao luar", da mesma forma, ilustram o quanto a capacidade humana pode produzir de beleza. Seja sempre bem vinda ao blog. Grande abraço.

      Excluir
  11. Não entendo de MÚSICA, mas entendo o que eu gosto em música. Isto é MÚSICA, transpõem os ouvidos, penetra na alma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bonito mesmo - e tem, de fato, todo esse poder. Seja sempre bem vindo/a ao blog.

      Excluir
  12. Gosto de música com M maiúsculo.Sempre curti a música francesa e quando ouvi Richard Anthony não me esqueci mais.E nisso já se vão mais de 50 anos.Obrigado pelos detalhes musicais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei contente com sua visita ao blog, e com os seus comentários: seja sempre bem-vindo. Publiquei neste endereço de blog até o mês passado, agora mudei o endereço. Portanto minhas novas publicações passaram a ser feitas em eliasipeamarelo.blogspot.com . Visite-o.

      Excluir
  13. Concierto de Aranjuez - adagio com Miles Davis : imperdível
    disco Sketches Of Spain

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... que bom... falar dessa gravação... dessa música... de fato, marcante... Lindíssima!

      Excluir
  14. A letra e a popularização do segundo movimento, me fez conhecer Aranjuez..., impossível não sonhar. É como se fosse em um dos comentários "ninguém houve impunemente está musuca". Fica gravada no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos castelos, quantos bosques a gente visita ouvindo o "Concierto de Aranjuez"! É a mente do homem, as belezas que ela pode produzir. Nesse Concerto, entramos por inteiro no mundo de Deus...

      Excluir
  15. Um filme francês dos anos 60. A câmera passa por uma região costeira; ao fundo Aranjuez, mon amor; a cena termina mostrando um promontório e a música vai se acabando. Desde esse dia apaixonei me pela música; não sei o nome do filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela, fiquei curioso em saber o nome desse filme. Sei que o segundo movimento do Concierto de Aranjuez está em muitos filmes. Se conseguir descobrir o nome do filme, por favor, avise-me. Obrigado pelo comentário. Seja sempre bem vinda.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Essa música tocou no meu casamento,em fevereiro de 78, quando eu entrei na Igreja. Já adorava essa música e agora mais ainda com essa explicação. Agradeço à amiga Iná, que me enviou seu blog, por saber da minha história com Aranjuez.

    ResponderExcluir
  18. Essa música me veio de repente na cabeça. Comecei a assobiar e daí resolvi cantarolar e assobiar no Google. Apareceram várias interpretações desde orquestradas e cantores, inclusive a portuguesa Amália. Acho que conheço essa música de algum filme. Não achei ainda qual seria esse filme. O amigo não saberia? De repente nem foi em filme que a conheci.

    ResponderExcluir
  19. Antonio Fernandez Puga17 de setembro de 2023 às 20:32

    Vivo cantarolando essa lindíssima melodia, que sempre atribuí à beleza rara e emblemática dessa acolhedora cidade; quase todas as vezes que voltei à Espanha fui visita-lá, e não sou de lá.
    Ao conhecer agora a história dessa lindíssima melodia, me dou conta de quanto perdemos por enxergar…
    Quantas coisas maravilhosas esse Señor Joaquim desfrutou na sua longa vida, que nós, enxergando, só as desfrutamos ouvido sua música.

    ResponderExcluir
  20. Magnífico. Também tenho uma visão mágica com essa canção. até pensei que havia uma estrofe na qual "uma fonte prateada conversava com as rosas". Infelizmente na sua tradução não consta isso. meu e-mail andreandrade72@gmail.com

    ResponderExcluir