quarta-feira, 30 de outubro de 2013

EVA CASSIDY


 
Eva Cassidy
fonte: http://zenekucko.blogspot.com.br/2008/04/eva-cassidy-live-at-pearls-annapolis-md.html

     Em geral a gente começa a gostar de um cantor em função de alguma música sua ter a magia de nos remeter a algum momento importante de nossas vidas. Quanto a mim, já há algum tempo, tenho sentido dificuldade em encontrar essa identidade nos novos artistas. Ando meio travado e ranzinza em matéria de descobertas. 

     No entanto minha mulher outro dia comentou em casa que um escritor mencionou em um de seus livros uma cantora norte-americana - Eva Cassidy -, e perguntou-me se eu a conhecia. 

     - "Nunca ouvi falar", respondi.

     Mas o nome ficou em minha cabeça e eu logo fui pesquisar. Encontrei uma cantora delicada, com grande expressão vocal, um jeito meio tímido, e que frequentemente acompanha-se ao violão.

(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR)
(Eva Cassidy - "Time after time" - de Cindy Lauper/Hyman)


     A primeira gravação dela que ouvi nessas pesquisas foi "Early morning rain" - música dos anos 60 eternizada pelo trio "Peter Paul and Mary". Gostei de imediato! Procurei encontrar alguma outra gravação sua e logo encontrei "Kathy's song" - maravilhosamente gravada pela dupla "Simon and Garfunkel"... e pela Eva Cassidy.

     - "Poxa, como não gostar?", perguntei a mim mesmo, desafiando a minha própria rabugice.

     A verdade é que não foi necessário mais nada. Pedi ao meu filho que providenciasse para mim, com urgência, uma coletânea da Eva Cassidy. E essa coletânea passou a ser uma constante nas seleções musicais que tenho ouvido enquanto estou no trânsito. 

     Descobri também, nessas pesquisas, que seus trabalhos se encerraram em 1993. Vítima de câncer, Eva faleceu aos 33 anos.

     Apesar disso, pelo menos para mim ela nasceu há pouco tempo. E ainda tenho muito que descobrir do trabalho que ela deixou... 

8 comentários:

  1. Parabéns Elias, que bom gosto e que bela voz ela tinha, já tinha ouvido falar dela a alguns anos atrás, mas nunca tive oportunidade de ouvi-la, o que perdi neste tempo todo, (maravilhosamente linda sua voz). amei.

    ResponderExcluir
  2. Fico contente que tenha gostado. É muito bom fazermos novas descobertas. Obrigado pela sua visita ao blog e pelos seus comentários. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Elias, você escreve muito bem.Visito o seu blog assiduamente. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Espero que novos textos a serem postados continuem mantendo seu interesse em visitar o blog. Grande abraço.

      Excluir
  4. Hoje é dia 4 de Abril de 2019. Sou brasileiro mas morando na Austrália ha mais de 33 anos. Acidentalmente abri um vídeo no Youtube com uma de suas interpretações. De imediato gostei muito. Fiquei tristemente surpreso com sua morte ainda tão nova. Mas seu trabalho ficará sempre em nós.

    ResponderExcluir
  5. Sim, Nathan, não é justo um talento assim ser esquecido. Permanece. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo suas informações sobre ao som dessa extraordinária e única cantora. Nunca vi algo parecido. Seu tempo por aqui foi curto mas seu legado é imenso. Espero quando morrer deixar as minhas pegadas na terra. E que essas pegadas façam muito bem as pessoas. Eu vim conhecer o trabalho de Eva no ano passado pelo Youtube. Hoje fiquei feito louco pesquisando na internet informações sobre a cantora e só me lembrava de Cassidy e não encontrava resposta. Foi quando me lembrei da música over the rimbow que ela canta. E foi através dessa música que eu consegui encontrar um vídeo dela. Agora tenho seu álbum no Deezer. Só hoje fiquei sabendo que já havia morrido aos 33 anos. Obrigado Elias pelas informações. Tenha uma noite abençoada. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Odilson, pelo comentário. Essas descobertas fazem um bem danado pra gente. Esse jeito leve da Eva Cassidy cantar é muito bom de ser ouvido - em especial para quem sabe fazer boas escolhas (e pesquisas) musicais. Seja sempre bem vindo ao blog. Grande abraço.

      Excluir