quarta-feira, 2 de outubro de 2013

OSCAR CASTRO-NEVES

"Nós - 'As Baianinhas' - e o 'Conjunto Castro-Neves' nos juntamos prá fazer esse showzinho prá vocês. Se Vocês gostaram, 'até a próxima vez!'; pois, se vocês gostaram, nós também gostamos do vocês!"

     Era assim que terminava o antológico disco "Vinícius & Caymmi no Zum Zum", de 1965. Nesse finalzinho, "As Baianinhas" são o grupo que viria a ser o maravilhoso "Quarteto em Cy"; e o "Conjunto Castro-Neves", um grupo musical encabeçado por Oscar Castro Neves - um dos pais da Bossa Nova. 

 

     Oscar Castro-Neves apresentava-se como compositor, arranjador, produtor e instrumentista - e não como cantor. Foi ele quem ensaiou toda a turma de artistas para a apresentação da Bossa Nova no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, em 1962. Depois desse show, retornando ao Brasil algumas vezes, fixou-se nos Estados Unidos - onde já era conhecido. Excursionou com vários grupos norte-americanos de jazz, e também gravou com Ella Fitzgerald, Barbra Streisand, e até Michael Jackson.  Além disso, também fez trilhas sonoras para o cinema. 

     Morreu na sexta-feira passada, 27 de setembro, aos 73 anos, em Los Angeles (Estados Unidos) - onde morava. 

     Para mim, especificamente, ao contrário do que seria um desaparecimento, sua morte passa a ser uma ressurreição. Pois, se o que eu conhecia dele resumia-se à sua participação no disco "Vinicius & Caymmi no Zum Zum", acabo de ganhar do Abrahão cinco CDs de suas gravações (que ele conseguiu não sei onde - "é sempre um mistério!"). E a partir de hoje, por uns bons dias, informo a quem me lê que é o Castro-Neves quem vai tocar e cantar em muitas das minhas horas para embalar os meus dias. 

(Oscar Castro-Neves em Show no Rio em 2008 - Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,morre-oscar-castro-neves-um-dos-pais-da-bossa-nova-,1079909,0.htm)
   


 

2 comentários:

  1. Muito bom mesmo Elias. Também não sabia do que escreveu acima. Acho que uma cópia "meio pirata" destes 5 CDs não farão me mal algum......Abraços
    Landulfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Landulfo. Obrigado por sua visita ao blog e pelos seus comentários. Com o maior prazer providencio esses CDs para você. Agende um café em algum posto de gasolina por aí para que eu possa entregá-los a você. Um grande abraço.

      Excluir