sábado, 12 de fevereiro de 2011

DUAS PEQUENAS HISTÓRIAS

Acabo de abrir uma pasta onde guardei escritos antigos. Dentre muitos deles, releio uma anotação que fiz em setembro de 1996 contando um diálogo com minha filha, e uma situação de sofrimento de meu filho. Transcrevo-os abaixo.
QUEM INVENTOU O SOL?
Quinta-feira passada, num calor infernal, logo depois do almoço, fui levar minha filha de seis anos para a escola. Dentro do carro tivemos o seguinte diálogo:
        Ela: “Pai, quem foi que fez o calor?”
        Eu: “Foi o sol, minha filha”.
        Ela: “Pai, quem foi que fez o sol?”
        Eu, depois de refletir um pouco sobre a resposta que lhe daria, respondi a ela:
        - Foi Deus.  
        Na sequência, a pergunta:
        - E quem fez Deus?
        Eu, já um tanto perdido, respondi a ela confusamente que aquela era uma pergunta muito difícil de ser respondida...
        Meio pensativa, um tanto conformada com a minha limitação, e ainda querendo consolar-me, ela complementou:
        - Acho que só a vovó sabe quem fez Deus, né pai? ... porque ela reza muito.

SOFRIMENTO...
Na sexta-feira passada, mesmo havendo uma festa programada na “escolinha” do meu filho de quatro anos de idade, ele, depois do almoço, disse que não queria ir à festa; que preferia ficar em casa. Parecia que estava com medo de alguma coisa, que estava meio preocupado. Concordamos, eu e minha esposa, em deixá-lo em casa, mas ficamos preocupados em tentar descobrir os motivos de tal pedido. Feitas as devidas averiguações, fomos informados de que uma colega dele havia lhe dito que a mãe dela iria amarrá-lo e levá-lo preso. Descobrimos também, em seguida, que ela - a mãe – é policial, e que todos os dias vai à “escolinha”, devidamente fardada, levar a filha. Portanto, o medo de meu filho era de ser amarrado e preso: quatro anos de idade... quanta fantasia... quanto sofrimento!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário