terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

BUENOS AIRES: "DOS MEDIALUNAS Y UN CAFÉ"


(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR ENQUANTO LÊ)
(Abracadabra - "Domingo en Buenos Aires")

     Recebo, comovido, uma mensagem vinda de Buenos Aires. Não tenho como me transportar no espaço; porém, olho aqui para dentro e lá me vejo.

     Calle Uriburu, a oitava travessa da Corrientes vindo do Obelisco rumo ao Barrio Once. Caminhadas sem rumo altas horas da noite, os cafés, as livrarias, as pessoas nas calçadas... Sempre recebido com muito carinho por pessoas que aprendi a gostar... As estações de metrô misturam o antigo com o novo; o garçom do Café Tortoni servindo “dos media lunas y un cafe”; o Obelisco como orientação geográfica de tudo; o Cabildo, marco inicial de uma nação; o Teatro Colón; a casa Rosada, imponente; a Catedral; a feira de San Telmo... Desta, em especial, belas imagens... final de tarde, final de semana, apresentações de bailarinos de tango em praça pública, as luzes se acendendo, o bandoneon... A cada esquina por onde ando há uma nova descoberta. É marcante a sensação de, como estrangeiro, ir me infiltrando pelas muitas estações de metrô, vagarosamente, observando as pessoas, observando tudo detidamente, viajando pelos painéis que retratam a história do país trabalhada nos azulejos de parede.

(Foto: Eu e meus filhos na Estação Carlos Gardel - metrô de Buenos Aires - no painel, o mercado de Abastos)

     Não há tempo que apague um dia todo em Caminito para fotos e absorção de recursos culturais. O transporte público, o ônibus com o típico portenho e suas certezas. Um pouquinho mais além, caminhando pelos trilhos da estrada de ferro, a emoção de “dar de cara” com o estádio de futebol do Boca Juniors, com seus ídolos imortalizados nos painéis de suas paredes.

     Não há como não amar Buenos Aires. Buenos Aires tornou-se, para mim, em especial, a morada de pessoas que comigo se irmanaram e que também constituem minha família.

3 comentários:

  1. Não vou poder comentar agora seu texto sobre Bs.As. porque estou quase terminando uma crônica sobre a cidade e não convém correr o risco de me deixar influenciar pela sua visão. Certo que cada pessoa tem uma visão diversa, especial, mas mesmo assim, melhor evitar a leitura deste texto, por enquanto...depois que eu publicar o meu lerei o seu. Ainda tem a questão do estilo, que cada um tem o seu. Seu texto pelas poucas linhas que li é muito bom. Comecei a ler o texto das mangas e da fotografia. Muito bom! Abração, compadre! Alba.

    ResponderExcluir
  2. Ah! Que saudade de Buenos Aires...

    Tomar suco de maça até não poder mais, as melhores carolinas que já comi na vida, Recoleta lindo lindo, a felicidade de atravessar a cidade caminhando até abrir um buraco na sola do tênis e ter que deixá-lo no lixo do hotel no dia ir embora.

    Bjos Bianca

    ResponderExcluir
  3. ACABEI DE LER O TEXTO SOBRE BUENOS AIRES. A CIDADE É EXATAMENTE ASSIM, ENCANTADORA, PLANA, AGRADÁVEL... TAMBÉM TIVE AS MESMAS SENSAÇÕES QUE VOCÊ. ABRAÇÃO, ALBA.

    ResponderExcluir